Brasil Solar - Energia Solar BR



Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama)

Associações,

Image

  • Rua Dom Gerardo 63/309, Centro
  • Rio de Janeiro / RJ
  • +55 (21)25121260
  • Coord: 00.00000,-00.00000
Acesse o site



Conheça Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama)

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama), através de seus associados, parceiros e apoiadores, há mais de 15 anos, promove, divulga e viabiliza o uso de fontes alternativas de energia, como a solar, eólica, híbrida, e outras renováveis. A instituição também tem como missão estimular a prática da conservação da energia; e o uso eficiente de suas fontes, visando a preservação do meio ambiente.



Um dos grandes desafios da Abeama é incentivar a aproximação entre energias alternativas e a sociedade brasileira, promovendo o entendimento de que as tecnologias de energia renovável (ER) são perfeitamente aplicáveis ao dia a dia de todos.



O fato é que a tecnologia atual de geração de energia – hidroelétrica concentrada - não responde satisfatoriamente às características atuais da alta demanda, gerada por uma era excessivamente consumista. As energias renováveis, por outro lado, adaptam-se bem a pequenas e médias estruturas, sendo, ainda, a melhor alternativa a áreas fora do alcance da rede elétrica convencional – geração distribuída. A associação também orienta a atividade industrial brasileira a utilizar fontes limpas. Esta iniciativa oferece importante diferencial de competitividade empresarial: diminui os custos e agrega valor à marca, especialmente de pequenas e médias empresas.



Como produtores independentes de energia, os empresários brasileiros - principalmente, os localizados em áreas remotas ou de final da rede de distribuição - deveriam ter a possibilidade de escolher qual tecnologia de geração de energia têm interesse em utilizar. Dessa forma, estaríamos diversificando a matriz energética brasileira, além das usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares, ampliando a opção de escolha para os usuários. Vale lembrar que o Brasil possui boa parte da população concentrada na costa litorânea e não aproveitar dessa facilidade para o aproveitamento da energia solar e da energia eólica é não estar preparado para o futuro.



Desde 1992, a Abeama atua de forma relevante na disseminação de informação sobre ER e meio ambiente e promove discussões de extrema importância entre diversas esferas sociais e políticas da sociedade brasileira. Hoje, a Abeama é referência entre entidades privadas e governamentais, meio acadêmico e imprensa.



Há seis anos, a Abeama promove, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Workshop Abeama – Firjan. O evento anual sublinha as conquistas do estabelecimento das energias renováveis no Brasil, debate os programas governamentais e descreve o panorama mundial. Convocam-se à mesa, representantes das maiores instituições de interesse do país, como Petrobras e Eletrobrás. E leva-se a questão aos profissionais e pesquisadores do ramo das energias e meio ambiente.



É objetivo da Abeama, ampliar essa discussão abrangendo os consumidores de uma forma geral. Daí a preocupação constante em firmar o tema na mídia, através do desenvolvimento de um trabalho de comunicação, não apenas da instituição, mas de assuntos relacionados à ER, especialmente, energia solar.



Através da difusão das informações e ações em prol da utilização apropriada dos recursos energéticos, a Abeama atua como um agente promotor de debates; estimulador do consumo consciente; e incentivador de uma população bem informada. Um completo movimento por um planeta sustentável.


Galeria de Imagens de Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama)

Veja Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) no mapa.