Mudanças no sistema de compensação de energia de GD são solicitadas junto a Aneel

Mudanças no sistema de compensação de energia de GD são solicitadas junto a Aneel

Image

Modificações no sistema foram pedidas pelo estado de São Paulo para favorecer comércio da região

Com o objetivo de encontrar uma solução para a normativa 482 de 2012, a qual atrapalha a produção de energia limpa através da geração distribuída (GD), em São Paulo, o governo estadual através da Secretaria de Energia e Mineração decidiu criar um modelo que permita a compensação de energia entre diferentes distribuidoras.

Em uma reunião realizada entre o subsecretário de Energias Renováveis, Antônio Celso de Abreu Junior com o superintendente de Concessões e Autorizações de Geração, Helvio Guerra e o diretor José Jurhosa, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), algumas modificações no sistema de compensação foram impostas para alavancar o setor.

O novo modelo de compensação idealizado pela secretaria em conjunto com a Aneel, a Cogen e também com a Absolar, tem como objetivo permitir a compensação de energia entre diferentes distribuidoras dentro do mesmo estado e entre estados diferentes. “A grande concentração de áreas de concessão de distribuição em território paulista, 14 no total, limita o desenvolvimento da geração remota e compartilhada no Estado. A sugestão é permitir o sistema de compensação entre todas as distribuidoras criando-se mecanismos para regular o sistema evitando prejuízos econômicos para as concessionarias” destacou Abreu Junior

A atual resolução prevê o acesso da micro e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e o sistema de compensação de energia dentro da área da mesma distribuidora, porém o modelo foi questionado por várias associações que representam o comércio varejista de São Paulo.

Com as modificações a expectativa é que aconteça um grande aumento de pedidos para a instalação de microgeração distribuída, por meio de geração compartilhada e remota no Estado.

CBGD

Com ênfase nesse mercado é que a segunda edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída acontecerá no próximo mês em Fortaleza, no Ceará. Voltado para a produção de energia limpa através da micro e mini geração distribuída, o evento está sendo realizado pela FRG Mídias & Eventos e contará com a parceria da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Os interessados em participar do evento podem saber mais informações através do site do congresso http://www.cbgd.com.br/. Além da inscrição, as pessoas podem também acessar a programação.

O que é: A segunda edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída
Quando: 25 e 26 de outubro de 2017
Onde: Sede da Federação das Indústrias do estado do Ceará – FIEC
Objetivo: Disseminar ainda mais as fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira e discutir o atual cenário da Geração Distribuída no país.
Contato: Grupo FRG Mídias e Eventos: contato@grupofrg.com.br / +55(42) 3086.8588 | (42) 3086.0082
Site: http://www.cbgd.com.br/


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: