Novas Tecnologias reforçam setor de energia solar no Brasil

Novas Tecnologias reforçam setor de energia solar no Brasil

Image

Linha de cabos deve levar ainda mais desempenho para sistemas fotovoltaicos

O setor de energia renovável, mais especificamente o de energia solar, vem ganhando espaço no Brasil. Cada vez mais, empresas voltadas para o setor vêm buscando soluções e inovações para melhorar o desempenho de sistemas fotovoltaicos.

Um exemplo é a nova certificação TÜV Rheinland adquirida pela empresa líder em cabos e sistemas de energia e telecomunicações, Prysmian Brasil, a qual comprova o alto desempenho da linha de cabos Afumex Solar destinada a sistemas fotovoltaicos no país. Apesar de não ser uma avaliação obrigatória, a linha de cabos da empresa foi submetida voluntariamente para comprovar seu alto desempenho.

De acordo com a empresa, o Afumex Solar é uma tecnologia desenvolvida exclusivamente no Brasil e é um cabo composto por cobre estanhado, altamente flexível e com baixa emissão de fumaça. Ainda segundo a Prysmian, o produto atende todas as normas brasileiras e é destinado ao uso em sistemas de fornecimento de energia fotovoltaica indoor e/ou outdoor, em áreas industriais e propriedades agrícolas. Podem ser aplicados em equipamentos com proteção isolada (Classe II) e em áreas com risco de explosão, e podem também serem instalados de forma fixa ou suspensa.

Com o crescimento do setor no país, a empresa visa atender um mercado estimado de R$ 620 milhões no Brasil, a partir dos 99 projetos de geração de energia solar já contratados em leilões no País. “A certificação indica que o produto atende aos requisitos da norma internacional EN 50618, muito utilizada na Europa para materiais empregados na implantação de parques solares”, explica o gerente de engenharia da Prysmian Brasil, Flávio Ochiutto Orbetelli.

Para conquistar a certificação pela TÜV Rheinland, o produto passou por dez meses de testes nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Prysmian Brasil, com acompanhamento da equipe técnica da TÜV Rheinland. Um dos estudos mais rigorosos é o teste de envelhecimento para garantia de vida útil, que assegura que o cabo suporta trabalhar 20 mil horas a 120 graus Celsius.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: