Geração distribuída vem encontrando espaço em vários campos do setor renovável

Geração distribuída vem encontrando espaço em vários campos do setor renovável

Image

Especialista destaca geração, cogeração e geração distribuída a partir de biomassa

Nos dias atuais com as discussões entre as grandes potências sobre o aquecimento global, tendo como principal vilão os combustíveis fósseis, a biomassa torna-se uma excelente alternativa para geração e cogeração de energia. Sua queima é considerada carbono neutro, ou seja, todo CO2 liberado na hora da queima foi retirado durante o crescimento da biomassa que pode ser madeira, casca de arroz, cana de açúcar entre outros.

De acordo com Ricardo do Valle, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, da SOLIDDA Energia, se todas as fontes de energias fósseis fossem substituídas por biomassa, incluindo o etanol em substituição à gasolina, poderíamos ressaltar que os níveis de CO2 na atmosfera se manteriam praticamente estáveis, contribuindo assim com as metas da Conferência do Clima, da ONU.

Recentemente houve um incentivo do governo para a produção de energia através da Geração Distribuída (GD). A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu a resolução 482, revisada para 687, que permite a conexão em sincronismo com a rede elétrica (concessionária) por fontes geradoras com potência de até 5.000 kW, com base renovável. Este tipo de conexão funciona na modalidade de compensação de energia, ou seja, ora permite a injeção do excedente de energia na rede e ora consome da rede a energia que falta.

Neste caso o consumidor paga a energia se houver débito ou fica com o crédito disponível por até cinco anos, podendo até descontar da conta de outra unidade consumidora do grupo. Do Valle ressalta que através da queima da biomassa podemos gerar e ou cogerar energia pelo ciclo rankine, ciclo termodinâmico que mais representa o processo.

O crescimento da geração distribuída é bem significativo. Dados recentes da ANEEL demostram que o Brasil alcançou à marca de 12 mil consumidores conectados a rede produzindo sua própria energia através da micro e minigeração distribuída. Diante deste cenário, o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) realiza sua segunda edição.

Previsto para os dias 25 e 26 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, o evento pretende disseminar ainda mais as fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira e discutir o atual cenário da Geração Distribuída no país. Realizado anualmente, o congresso acontecerá este ano na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O CBGD conta com o apoio oficial de entidades e associações ligadas ao setor de geração distribuída no Brasil e do exterior, como a Associação Mundial de Bioenergia (WBA – sigla em inglês) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR). O evento está sendo organizado pela FRG Mídias & Eventos e conta com a parceria da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O evento busca alinhar as ideias entre fornecedores, consumidores, governo e também acadêmicos voltados para o setor.


Fonte: Brasil Solar com informações da SOLLIDA Energia


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: