Expansão do Mercado de Energia Solar exige cada vez mais qualificação profissional

Expansão do Mercado de Energia Solar exige cada vez mais qualificação profissional

Image

Cursos voltados para área de energia solar estão capacitando vendedores, projetistas e instaladores para o mercado de geração distribuída

A produção de energia solar está em constante crescimento no Brasil. De acordo com o engenheiro Carlos Faria Café, instrutor da Rota Solar 2017, o mercado fotovoltaico brasileiro está amadurecendo de forma muito rápida, principalmente quando se fala em geração distribuída, pois o fato da decisão de uso ser tomada quase que exclusivamente pelos cidadãos torna a energia solar uma fenômeno exponencial.

Segundo Café o país tem atualmente um pouco mais de 12 mil consumidores que produzem sua própria energia através do sol e a previsão é que em menos de cinco anos este número atinja mais de um milhão de consumidores.

Na visão do especialista a geração distribuída vem ganhando espaço de forma natural no mercado de energia elétrica. “A inserção da geração distribuída é um caminho natural do mercado de energia elétrica: é o momento de criar e empoderar a figura do prossumidor (produtor-consumidor) assim como aconteceu em outros mercados: há poucos anos atrás não se pensava em compartilhar músicas ou fotografias a um custo marginal próximo de zero e hoje o fazemos com um celular à palma da mão. Este é o mesmo caminho da energia solar e da geração distribuída: permitir que todos gerem a própria energia e compartilhem esta energia com os demais cidadãos de forma livre trazendo a todos para a uma era da digitalização da energia” destacou ele.

A expansão da produção fotovoltaica também vem fortalecendo a geração de empregos voltados para área. A mão de obra especializada vem sendo exigida cada vez mais e desafiando muitos estados e municípios do país a investir nesse tipo de capacitação. Café ressalta que o mercado exige uma alta qualificação, por isso é sempre necessário se manter atualizado e procurar por cursos com boas certificações.

Segundo o engenheiro a qualificação deve ocorrer do lado da oferta dos serviços pela própria característica do mercado. “O Sol está disponível em todos cantos do país e isso exige mão de obra em todos cantos, mão de obra esta, que saiba levar informação clara e qualificada ao consumidor, entenda como dimensionar, projetar e especificar as tecnologias solares mais adequadas, instale o sistema com segurança e cuide deste sistema para que ele cumpra sua função de gerar energia e economia por mais de 20 anos. O consumidor é a peça central nesta qualificação entretanto: é necessário que os compradores comprem tecnologia com garantias, seguros, com empresas sérias que tenham engenheiros em seu corpo técnico e que atuem localmente. O cidadão deixa de ser mero agente passivo no mercado de energia para ser um agente ativo produzindo a energia, compartilhando a energia e porque não ganhando dinheiro com a energia que produz” ressaltou ele.

Visando o desenvolvimento desse mercado é que a Rota Solar 2017, primeira iniciativa organizada em escala nacional a levar conhecimento sobre geração de Energia Solar Fotovoltaica pelo Brasil, está levando cursos especializados para vários estados brasileiros. Desta vez, o estado escolhido foi o Rio de Janeiro, o qual é o 4º maior mercado de energia solar no Brasil.

De acordo com Café os cursos elaborados pela rota solar atuam em três perfis de profissionais distintos, o vendedor, o projetista e o instalador. “Elaboramos um conteúdo com base em experiências práticas de outros mercados mais maduros que o nosso, com apoio de pedagogos e entendendo que por ser um mercado inovador e exponencial, exige uma educação continuada e compartilhada. Os profissionais do mercado solar são diferenciados também, pois tem de compartilhar informações entre si: profissionais de todo país se conversam diariamente trocando experiências dando corpo à infraestrutura básica da energia solar: profissionais qualificados, distribuídos, conectados para uma energia distribuída e compartilhável. A rota solar tem esta missão de rodar o país levando conhecimento e acesso para os profissionais que vão compor este futuro” afirmou Café.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: