Alagoas visa transformar Canal do Sertão em usina de energia solar

Alagoas visa transformar Canal do Sertão em usina de energia solar

Image

Projeto busca produzir energia solar e contribuir com desenvolvimento sustentável da região

Um projeto desenvolvido pelo estado de Alagoas visa alavancar a produção de energia solar utilizando toda a extensão do Canal do Sertão. O vice-governador, Luciano Barbosa, destacou que a iniciativa visa incentivar a produção de energia solar e contribuir com a região levando energia e economia para a população.

Segundo Barbosa o objetivo é transformar todo o canal em uma grande usina de energia solar com a captação dos raios solares através de painéis. Além disso, o projeto também pretende se estender para as escolas da região, as quais receberão a instalação de painéis solares em seus telhados e produzirão energia limpa e renovável.

Ainda de acordo com o vice-governador, o Canal do Sertão é uma boa oportunidade para aproveitar a região e favorecer diversas vantagens ao estado. “Primeiro, teremos uma grande produção de energia. São cerca de 250 km de extensão do canal. Segundo, vamos evitar a evaporação dessa água, uma perda que não faz sentido. E terceiro, essa cobertura evitará que a água seja contaminada pelo mau uso ou por animais. Dessa forma, cumpriríamos um papel importante para o nosso Estado: fornecendo energia, preservando o canal e possibilitando, inclusive, a irrigação daquela região a um custo relativamente baixo, porque usaríamos a própria energia produzida pelas placas fotovoltaicas” ressaltou ele.

Em um encontro com o Embaixador do Canadá, Rick Savone, e o vice-cônsul comercial de tecnologias, Patrick Courcelles, Barbosa destacou a importância de uma parceria entre os dois países em relação a produção de energia solar. A visita dos canadenses ao estado tem como objetivo aproximar as empresas canadenses do setor de energia limpa já instalado em Alagoas. A ideia é amadurecer os projetos e futuramente trabalhar com geração distribuída, uma vez que a legislação já permite que o excedente seja gerado pela unidade consumidora com micro ou minigeração seja injetado na rede da concessionária, a qual funcionará como uma bateria, armazenando esse excedente.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: