Geração distribuída atinge 100 megawatts e ultrapassa 12 mil sistemas solares fotovoltaicos no Brasil

Geração distribuída atinge 100 megawatts e ultrapassa 12 mil sistemas solares fotovoltaicos no Brasil

Image

Setor cresceu 300% se comparado ao ano passado

A geração distribuída a partir de fontes renováveis no Brasil, chamada de microgeração e minigeração distribuída, acaba de ultrapassar a marca histórica de 100 megawatts (MW) instalados. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) os sistemas solares fotovoltaicos instalados em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e na zona rural já representam mais de 99% destas instalações de microgeração e minigeração distribuída no país.

O Brasil possui atualmente 12.520 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, que proporcionam economia na conta de luz dos consumidores e beneficiam um total de 13.897 unidades consumidoras espalhadas pelo território nacional. Dos 100 MW instalados, 42 % são provenientes da fonte solar fotovoltaica e representam mais de R$ 850 milhões em investimentos no país.

O potencial técnico da geração distribuída solar fotovoltaica, já parcialmente mapeado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), representa mais de 164 gigawatts (GW) considerando apenas os telhados de residências. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME) O número de novas instalações no mesmo período do ano passado era de 612 projetos, o que representa um crescimento de 300%.

Dentre as unidades consumidoras beneficiadas por sistemas solares fotovoltaicos a maior parcela é de residências, que representam 80% do total, seguida de comércios (15%), indústrias (2%), consumidores rurais (3%) e consumidores do poder público, incluindo iluminação e serviço público (1,5% no total). Já a classificação por estados ressalta que Minas Gerais lidera o ranking, com 1.888 pontos de microgeração, seguindo por São Paulo com 1.672, Rio Grande do Sul com 944 e Rio de Janeiro com 783.

Neste contexto é que acontece a segunda edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), previsto para os dias 25 e 26 de outubro em Fortaleza, no Ceará. Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o evento pretende disseminar ainda mais as fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira e discutir o atual cenário da Geração Distribuída no país.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: