São Paulo cria diretrizes para promover energias renováveis

São Paulo cria diretrizes para promover energias renováveis

Image

Estado conta com apoio de universidades para alavancar setor

A produção de energia renovável vem sendo uma das metas do estado de São Paulo nos últimos tempos. De acordo com o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, o governo vem seguindo as diretrizes impostas pelo governador Geraldo Alckmin que prevê a ampliação das fontes limpas na matriz que já existe.

De acordo com Meirelles o estado é abastecido por hidrelétricas e também térmicas a biomassa, porém outras fontes como eólica e solar também são bem vindas. Segundo ele ainda é necessário utilizar o gás natural como uma espécie de base para outras fontes renováveis. “O gás natural é o insumo de transição para as energias renováveis. Até termos baterias que estabilizem esses insumos, o gás natural dará a segurança que o sistema precisa, com a vantagem de ser o hidrocarboneto menos poluente”, ressaltou.

A participação das pesquisas e estudos desenvolvidos pelas universidades também é visto pelo ministro como muito importante, uma vez que a troca de experiências e informações entre os acadêmicos e a Secretaria ajuda a promover a expansão das energias renováveis no interior paulista de forma integrada.

“A energia solar você tem apenas durante parte do dia e em momentos de forte nebulosidade a geração é menor. A eólica depende da força e principalmente dos ventos constantes. Já a biomassa de cana de açúcar temos durante apenas o período da safra, que é de oito meses. Essas energias podem ser integradas ao sistema tendo o gás natural como energético que estabiliza o período de ausência das renováveis”, detalhou Meirelles.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar



O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN


Compartilhe esta noticia: