Instalações de sistemas para micro e mini geração distribuída crescem em Minas Gerais

Instalações de sistemas para micro e mini geração distribuída crescem em Minas Gerais

Image

Estado possui 2409 ligações e gera uma potência instalada de mais de 26 mil kW

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demonstram que a produção de energia a partir da geração distribuída está em crescimento no Brasil, chegando a quase 12 mil unidades geradoras.

Dentre os estados que mais produzem, Minas Gerais está entre os primeiros colocados com 2.409 ligações e gerando cerca de 26,210 kW de potência instalada. Grande parte das instalações do estado faz parte da concessão da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) e são produzidas a partir de diversas fontes renováveis como energia solar, eólica e biomassa.

Segundo a Cemig 2281 unidades geradoras que fazem parte da sua concessão utilizam painéis solares para a produção de energia e 47 utilizam sistemas de cogeração, os quais usam o biogás gerado de resíduos agroindustriais. Todos os excedentes dessas produções são encaminhados à distribuidora, a qual gera um desconto na conta do consumidor.

O técnico do sistema elétrico da Efficientia, empresa subsidiária da Cemig, Dênio Alves Cassini destacou que a produção de energia pelo próprio consumidor através de painéis solares fotovoltaicos são os mais procurados, devido os incentivos do governo para diminuir impostos e a facilidade de instalação.

Ainda na visão de Cassini a produção a partir da cogeração está crescendo também e será utilizada mais por indústrias e comércios, pois são os que mais geram resíduos e podem fazer a queima dos mesmos.


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN



Compartilhe esta noticia: