Novas tecnologias impulsionam o setor

Novas tecnologias impulsionam o setor

Image

Microrrede Inteligente visa beneficiar 300 casas com energia solar no Ceará

Um projeto pioneiro desenvolvido pela empresa de energia elétrica Enel Distribuição Ceará tem como objetivo produzir energia solar e abastecer regiões que ainda não possuem acesso à energia elétrica no Ceará.

A empresa criou uma espécie de laboratório de funcionamento de uma microrrede inteligente de energia, o qual tem como função acompanhar todas as tecnologias empregadas no projeto piloto.

Instalado no condomínio residencial no município de Eusébio, a 27 km da capital cearense, o projeto tem como missão fornecer energia elétrica através de um sistema de painéis solares, o qual é capaz de fornecer energia mesmo sem conexão com a rede elétrica da distribuidora.

Além disso, a microrrede Inteligente também busca apresentar novas soluções para o setor elétrico nacional e desenvolver formas de digitalizar os clientes da distribuidora.
O projeto conta com o financiamento do programa de Pesquisa de Desenvolvimento (P&D) da Aneel e visa beneficiar cerca de 300 casas com alto consumo de energia.

De acordo com a Enel a microrrede armazena energia para que possa ser consumida em eventos que falte energia e também para desafogar o sistema atual da companhia.

A microrrede funciona no modo autônomo e é capaz, por exemplo, de manter o fornecimento de energia para cargas prioritárias por pelo menos uma hora.

Além da energia solar, o projeto também vem desenvolvendo sistemas que utilizem energia eólica e de armazenamento de baterias.

Segundo os desenvolvedores o projeto está sendo instalado por partes, passando primeiro pela instalação dos painéis, em seguida a modernização dos medidores, a instalação do sistema de armazenamento, o sistema de telegestão de iluminação pública, a rede de dados e comunicação por fibra óptica, além de softwares de supervisão e controle.



O setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 e 2ª Expo GD

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Solar http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/


Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Compartilhe esta noticia: