Estudo mostra benefícios da instalação de painéis solares no Planetário do Rio de Janeiro

Estudo mostra benefícios da instalação de painéis solares no Planetário do Rio de Janeiro

Image

Idealizado por três alunos, o estudo criou uma proposta para instalar painéis solares semitransparentes

Um estudo desenvolvido pelos estudantes do Departamento de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Santa Catarina, buscou estudar os impactos que a instalação de painéis solares no Domus do Planetário da Gávea, localizado no Rio de Janeiro traria ao local e ao meio ambiente caso fossem instalados.

Idealizado por três alunos, o estudo criou uma proposta para instalar painéis solares semitransparentes, de modo que os mesmos substituíssem os vidros do domus. O projeto teve como objetivo mostrar que a produção de energia elétrica através dos painéis solares seria possível já que a irradiação do local é bastante significativa. Além disso, parte do planetário seria abastecida de energia limpa sendo modelo para outros locais e podendo contribuir com a redução de gases poluentes na atmosfera.

De acordo com o estudo a substituição dos vidros por painéis fotovoltaicos poderia gerar até 98% da demanda energética anual da Nave Escola do planetário. O projeto calculou a instalação de 180 módulos fotovoltaicos, os quais seriam fixados nas fachadas norte e sul do domus. Juntos os módulos corresponderiam a uma potência instalada de 36,9 kWp.

Assim como os estudantes catarinenses, vários pesquisadores e estudiosos também vêm estudando a instalação de painéis para geração de consumo. Um exemplo é o da empresa suíça Protoscar, a qual colocou em prática um projeto de garagem que armazena energia solar através dos painéis solares e recarrega baterias de carros elétricos. O estudo, assim como projetado no Domus do Planetário no Rio, já passou para a fase de testes e possui um protótipo instalado na Suíça. Caso tudo ocorra bem, a empresa pretende investir em mais duas instalações.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: