Parceria entre Alemanha e Brasil enriquece cursos sobre energia solar

Parceria entre Alemanha e Brasil enriquece cursos sobre energia solar

Image

Dados mostram (EPE) que o crescimento da energia solar fotovoltaica no país pode chegar a 7GW em 2030.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostram que o crescimento da energia solar fotovoltaica no país pode chegar a 7GW em 2030. Já a produção que se refere a geração distribuída a expectativa é que a instalação de minissistemas chegue 700 mil até 2024 segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com o crescimento significativo desse tipo de produção no Brasil e no mundo, a demanda por cursos profissionalizantes no setor também aumentou. Muitas instituições de educação profissional brasileiras estão recebendo apoio internacional para atender todo o setor fotovoltaico.

A carência de profissionais qualificados é expressiva no país. Atualmente os cursos oferecidos no Brasil sobre o sistema fotovoltaico são de curta duração e servem para aproximar o profissional da tecnologia, porém ainda não tem capacidade de formá-lo como instalador.

Para fortalecer essa questão uma parceria entre o Brasil e a Alemanha está sendo formada. A cooperação entre os dois países contribui para que os cursos recebam todo o conhecimento alemão sobre energias renováveis, pois o país possui uma grande experiência na área.

A qualificação dos profissionais também contribuirá com a realização dos leilões organizados pelo governo, pois cada vez mais pessoas interessadas e com vasto conhecimento no setor estarão disponíveis para participar dos eventos.


FONTE: Portal Brasil Solar - Da redação

Compartilhe esta noticia: