China lidera posição global em uso de energia solar

China lidera posição global em uso de energia solar

Image

Japão e EUA dão sequência a lista, segundo instituto GlobalData

A China continua com sua posição de liderança em instalações de energia solar e espera aumentar sua capacidade em mais de 7 gigawatts (GW), ou 4 bilhões de watts, a mais que no ano passado, de acordo com um novo relatório.

No ano passado, a China instalou 15,13GW de nova capacidade fotovoltaica (PV), alcançando capacidade solar cumulativa de 43,48GW, de acordo com a empresa de pesquisa GlobalData.

Neste ano, a capacidade cumulativa da China já ultrapassou 50,3GW. A capacidade instalada fotovoltaica do país aumentou cerca de 15 vezes desde 2011, quando tinha 3,30 GW de capacidade solar instalada.

O aumento massivo em instalações pode ser atribuído aos esforços da China em impulsionar energia verde e ajustar o mix energético que é dominado pelo carvão, de acordo com Ankit Mathur, diretor da divisão de energia da GlobalData.

Em 2016, a capacidade solar mundial instalada deverá aumentar em 70GW para 294,69GW, de acordo com a GlobalData.

Atrás da China, o maior mercado mundial de instalações solares fotovoltaicas é o Japão e os EUA.

Os EUA devem terminar 2016 com 40,61GW de capacidade solar acumulada, um aumento de 58,7% em relação a 2015 e um enorme aumento de 915% desde 2011. O Japão Têm 42,41GW de capacidade instalada, um aumento de 23% sobre o ano passado e 763% de aumento desde 2011.

Ao redor do mundo, há uma grande demanda por energia solar, com uma corrida global para lançar novos projetos na área.

A eficiência de painéis solares, ao lado de menores custos com silício, está baixando o custo das operações.

Fonte: IDG Now!

Compartilhe esta noticia: