A cidade de Mumbai, na Índia vem completando a produção de energia elétrica de forma renovável.

A cidade de Mumbai, na Índia vem completando a produção de energia elétrica de forma renovável.

Image

Projetos renováveis que produzem energia solar estão se espalhando por Mumbai na Índia

A cidade de Mumbai, na Índia vem completando a produção de energia elétrica de forma renovável. Apesar de grande parte do município ainda depender da queima do carvão e do gás, algumas regiões vem apostando na implantação de painéis solares e também em moinhos de vento como a famosa região de Vila Parle.

Um prédio instalado há mais de quatorze anos está produzindo energia a partir de um moinho de vento e nove painéis solares instalados no topo do edifício em Vila Parle. Atualmente o sistema produz 500 quilowatts /hora (kWh) por pelos painéis solares e dois kWh pelo moinho o que permite o prédio a utilizar as luzes, os ventiladores e um computador em cada um dos andares.

De acordo com os irmãos Harendra, Rajendra, Pankaj e Shailesh Shah, a família economiza 33% da sua fatura de eletricidade todos os meses, o que equivale a três mil reais de economia. Desde a instalação dos sistemas renováveis, a família já conseguiu recuperar todo o investimento feito para a instalação dos mesmos.
Além de contribuir com o meio ambiente e também com a economia na conta de energia elétrica, o sistema contribui bastante para as falhas de energia que ocorrem durante o dia. Os irmãos também instalaram um aquecedor solar de água, o qual é alimentado por dois dos nove painéis e aquece mil litros de água diariamente.

De acordo com Ranjan Banerjee, chefe do Departamento de Ciência, Energia e Engenharia da cidade, o projeto desenvolvido pelos irmãos Shah deveria ser multiplicado para outras regiões do município, de modo que os benefícios com a economia também contribuíssem com o meio ambiente. "A situação da cidade poderia ser transformada se construíssemos edifícios que geram sua própria eletricidade e criassem o conceito de casas de energia zero.

Em uma cidade como Mumbai, onde as tarifas residenciais são elevadas, tal projeto vai ser muito rentável, para não mencionar a redução da pegada de carbono que tal projeto proporcionaria” ressaltou ele.


Fonte: Portal Brasil Solar


SMART ENERGY 2016 / 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD)

Para fazer sua inscrição no SMART ENERGY 2016 / 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD)

Solicite seu código promocional pelo e-mail comercial@grupofrg.com.br

Patrocínio OURO: SICES BRASIL http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio PRATA: PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/

Patrocínio BRONZE: SUNEW http://www.sunew.com.br/

Patrocínio BRONZE: LIV – Energia Eficiente http://grupotecnomont.com.br/


Site: http://www.smartenergy.org.br/

DATA: 16, 17 e 18 DE NOVEMBRO DE 2016
LOCAL: CURITIBA/PR
E-mail: comercial@grupofrg.com.br
55(42) 3086.8588

O setor das Energias Renováveis te encontro marcado no SMART ENERGY 2016 & CONGRESSO GD




Compartilhe esta noticia: