SUNEW é líder mundial em membranas solares de próxima geração

SUNEW é líder mundial em membranas solares de próxima geração

Image

O Portal Brasil Solar traz uma entrevista exclusiva com Marcos Maciel, CEO da SUNEW

SUNEW é a patrocinadora BRONZE do Congresso GD & Smart Energt 2016

“Liderar mundialmente a produção de membranas solares de próxima geração, capazes de se integrar nas cidades e na vida das pessoas, multiplicando o potencial da energia solar e da eletrônica orgânica no Brasil e no mundo: esse é o compromisso da SUNEW.”



- Como surgiu a empresa SUNEW, que são os principais parceiros, etc?

A SUNEW é resultado da soma de forças entre CSEM Brasil, FIR Capital, BNDES, Tradener e CMU com o objetivo de conceber a maior infraestrutura do mundo capaz de produzir 400 mil m²/ano de OPV (Organic Photovoltaic), também conhecido como Filme Fotovoltaico Orgânico. Buscando revolucionar a indústria solar no Brasil e no mundo, a empresa 100% brasileira iniciou suas atividades em Novembro de 2015 e possui parcerias de entidades como FIEMG, FAPEMIG e Governo de Minas Gerais.

- Como você avalia hoje no Brasil o mercado de geração distribuída?

Tendo em vista que cerca de 15% da energia elétrica gerada no Brasil é perdida na sua transmissão e distribuição, fica claro que o mercado de geração distribuída é a melhor solução para atender a demanda crescente de energia do país, além de suprir a busca por meios sustentáveis para isso. Estudos da ANEEL, assinalam que em 2024 o mercado de geração distribuída terá 1.200.000 consumidores, então num panorama atual ainda há muito a ser desenvolvido para que seja aproveitado ao máximo todo o potencial energético do Brasil, tendo em vista sua abundância em recursos naturais, insolação favorável e incentivos fiscais acerca desse mercado. A implantação desse tipo de geração se encontra bastante expressiva no mercado fotovoltaico mas ainda pode melhorar bastante no que diz respeito à capacidade energética que o Brasil possui e o que é, de fato, aproveitado. Prova disso é que o consumidor brasileiro poder gerar sua própria energia elétrica a partir de painéis solares desde 2012, mas a potência instalada não supera 35MWp, mesmo com os índices de radiação acima de 1500kWh/m2/ano.

- Na sua opinião, quais seriam os principais fatores para que o setor de energias renováveis, em especial a GD continue crescendo e expandindo?

Especialmente no mercado fotovoltaico, já existe um número alto de conexões acumulado, resultando numa potência de quase 19.000kW que, com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, há a aptidão para crescer e expandir de forma significativa em pouco tempo. Para seu desenvolvimento falta capacitar profissionais que façam com que esse novo mercado ganhe ainda mais espaço no setor energético brasileiro, além de manter o investimento em pesquisas constantes através de linhas de crédito e financiamentos. É importante, também, dar apoio financeiro às empresas que fornecem tanto os materiais quanto a instalação de todo o sistema para que a geração distribuída seja viável.

- Quais os principais diferencias dos Filmes OPV produzidos pela SUNEW?

O OPV é leve, flexível, independente do grau de inclinação em que é instalado, transparente e disponível em várias cores, o que confere aos filmes um design altamente customizável, moderno e possível de adaptar a todo tipo de estrutura. Além disso, tem baixíssimo impacto ambiental, tendo em vista sua produção a partir de materiais orgânicos abundantes, baixa pegada de carbono e composição reciclável. Pode também gerar energia indoor e outdoor e oferecer proteção UV.

- Nos fale um pouco sobre as aplicações do FILMES OPV?

Devido às suas características disruptivas, o OPV tem a capacidade de atender aos mais diversos setores. Pode ser aplicado em mobiliário urbano, como abrigos de ônibus e guarda-sol, em estruturas leves, como tendas, estacionamentos e pérgulas, em tetos-solares de automóveis, em estruturas aquáticas flutuantes, em fachadas de prédios e em gadgets, entre outras inúmeras possiblidades. Em suma, o OPV vem como uma solução para os mercados onde as tecnologias tradicionais não se aplicam.


- Qual a projeção de crescimento da empresa nos próximos 05 anos?

A SUNEW tem a maior capacidade instalada para produção de filmes fotovoltaicos orgânicos impressos do mundo, sendo capaz de produzir até 400.000 m² por ano. Até 2020, esperamos estar operando a plena capacidade!


- A SUNEW é parceira do 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Smart Energy. Você será um dos palestrantes do evento, pode nos adiantar alguns pontos da sua apresentação no evento?

Vamos falar sobre a nova geração de filmes fotovoltaicos: o OPV (Organic Photovoltaics), apresentando dados que vão desde o desenvolvimento à produção em larga escala. Trata-se de um tecnologia inovadora e disruptiva, portanto, nosso objetivo é apresentar um conceito que quebra os paradigmas da energia fotovoltaica tradicional.

Maiores informações: http://www.sunew.com.br/



O setor das Energias Renováveis te encontro marcado no SMART ENERGY 2016 & CONGRESSO GD


SMART ENERGY 2016 / 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD)

Patrocínio OURO: SICES BRASIL http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio PRATA: PHB Eletrônica http://www.phb.com.br/

Patrocínio BRONZE: SUNEW http://www.sunew.com.br/

Organização & Realização: Paraná Metrologia & Grupo FRG Mídias & Eventos
Promoção: Governo do Paraná / TECPAR / Programa Smart Energy

Site: http://www.smartenergy.org.br/

DATA: 16, 17 e 18 DE NOVEMBRO DE 2016
LOCAL: CURITIBA/PR
E-mail: comercial@grupofrg.com.br
55(42) 3086.8588

Compartilhe esta noticia: