Tecnologias fortalecem o setor de energia solar

Tecnologias fortalecem o setor de energia solar

Image

Flutuador Solar é fabricado para favorecer produção de energia solar e setor hídrico

Com o objetivo de reforçar o setor hídrico do Brasil e também contribuir com a produção de energia limpa, a empresa Ciel & Terre Brasil, a qual é formada por uma parceria entre a maior produtora de painéis solares do mundo, Sunlution e a fabricante francesa de soluções para usinas flutuantes de geração fotovoltaica, Ciel & Terre Internacional, visa implantar uma nova tecnologia capaz de sanar esses dois objetivos.

O novo produto a ser fabricado é um flutuador solar capaz de reduzir em até 70% o nível de evaporação da água onde ele fica instalado e ao mesmo tempo também gera energia solar para abastecer a companhia de abastecimento. A ideia do flutuador é permitir uma maior oferta hídrica e incentivar o uso de energia limpa no país.
Além das companhias de abastecimento, o equipamento também poderá ser aplicado em reservatórios de usinas hidrelétricas, como já ocorre em Balbina (Eletronorte - AM) e Sobradinho (Chesf - BA).

De acordo com o diretor da Ciel & Terre Brasil, Orestes Gonçalves, a aplicação nos reservatórios já conta com a vantagem de ter uma infraestrutura existente. “Como a estrutura está toda pronta, não há necessidade de se investir em transmissão ou em subestação, como acontece em muitos projetos eólicos, por exemplo” explica ele.

O flutuador também poderá ser implantado no setor agrícola com a missão de aumentar ainda mais a produção. A ideia é instalá-los em lagos e represas de propriedades rurais e, desta forma, garantir o abastecimento energético para a produção. De acordo com estudos sobre o equipamento, a produção pode aumentar em até 20%.


Fonte: Portal Brasil Solar


Patrocínio desta notícia:

SmartEnergy 2016 & CBGD - Congresso Brasileiro de Geração Distribuida


Solicite seu código promocional e faça sua inscrição com desconto especial.

SMART ENERGY 2016 / 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída CBGD
Site: www.smartenergy.org.br
DATA: 16, 17 e 18 DE NOVEMBRO DE 2016
LOCAL: CURITIBA/PR
E-mail: comercial@grupofrg.com.br
(42) 3086.8588 (42) 3025.7825

Compartilhe esta noticia: