Sustentabilidade em projetos imobiliários esta em alta

Sustentabilidade em projetos imobiliários esta em alta

Image

Construtoras estão investindo mais em empreendimentos sustentáveis

Cada vez mais as empresas vêm procurando soluções sustentáveis para diminuir os gastos com energia elétrica e também contribuir com o meio ambiente. Com a procura dessas medidas, construtoras também estão construindo empreendimentos que geram economia de mais de 40%, principalmente em relação à água e também energia.

Um estudo realizado pela Petinelli Consultoria, a qual é líder no mercado em consultoria para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mostra que os empreendimentos da Construtora e Incorporadora Laguna, por exemplo, fazem parte do grupo de construtoras conscientes.
A construtora, que possui seu escritório em Curitiba, procura seguir as normas americanas de eficiência energética tanto para residências como edifícios comerciais, foi o que constatou o estudo da Petinelli.

Segundo Bruno Martinez, diretor técnico da Petinelli, ressaltou que o estudo seguiu as normas americanas, que fornecem requisitos mínimos para o planejamento da eficiência energética de edifícios residenciais e comerciais e também que a norma ASHRAE 90.1 indica os parâmetros e procedimentos para calcular a economia energética tanto de empreendimentos em funcionamento quanto dos empreendimentos que ainda estão em obras ou na planta. “Utilizamos um software de simulação predial em que inserimos o modelo geométrico dos empreendimentos e adicionamos todas as propriedades térmicas das construções, como calor específico do concreto, potência de iluminação e performances dos vidros, entre outras características”, explica. Segundo Martinez, o software calcula, entre vários quesitos, o consumo de energia e água do prédio.

“Com base neste estudo, os engenheiros determinam qual é a melhor medida de eficiência e conforto na fase de projeto, facilitando assim a tomada de decisão da equipe e, consequentemente, tornando o edifício mais eficiente e sustentável”, esclareceu ele.

Os edifícios são construídos com base em energia renovável como energia solar, além de também utilizar sistemas para a reutilização da água. De acordo com o diretor-geral da Laguna, Gabriel Raad, a construtora tem o cuidado de aliar sustentabilidade com conforto e economia.

"Temos por princípio trabalhar para mitigar os danos causados pela exploração de recursos naturais, buscando sustentabilidade sem deixar de lado a qualidade e o conforto”, comentou ele.

Fonte: Portal Brasileiro de Energia Solar

Compartilhe esta noticia: