Geração distribuída ganha força no Brasil

Geração distribuída ganha força no Brasil

Image

Geração Distribuída tem crescimento acentuado nos primeiros meses de 2016

Cada vez mais os brasileiros têm investindo na própria geração de energia. Dados da concessionária de energia do estado do Rio de Janeiro, a Ampla, mostram que de 2015 para 2016 o número de residências que optaram pelos equipamentos de microgeração de energia aumentou consideravelmente no país. Um exemplo é a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, a qual subiu de duas residências em 2014 para 34 este ano.

A maioria dos sistemas utilizados pelos brasileiros é a geração distribuída, a qual utilizada painéis solares para gerar energia elétrica. Além de abastecer a residência, a sobra da energia produzida pode ser encaminhada para a companhia elétrica da cidade, a qual em troca oferece descontos na conta de luz do consumidor.

A instalação dos equipamentos ainda é bastante cara devido aos impostos, mesmo assim especialistas afirmam que o investimento pode ser recuperado em até sete anos, fora a economia de energia que o consumidor ganha na conta de luz todos os meses.

Apesar do preço, já existem medidas sendo tomadas para que a geração de energia limpa seja cada vez mais incentivada no país. Sobre a energia solar produzida pela geração distribuída, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já definiu regras para simplificar a regularização dos sistemas.

Em questão nacional é possível ver também um crescimento da geração distribuída como um todo. As instalações aumentaram muito em 2016, especialistas ressaltam que entre o período de janeiro a março foram de 427 para 2607 conexões.

Fonte: Portal Brasileiro de Energia Solar

Compartilhe esta noticia: