África do Sul inaugura aeroporto movido a energia solar

África do Sul inaugura aeroporto movido a energia solar

Image

O primeiro aeroporto movido a energia solar da África do Sul foi inaugurado no dia 26 de fevereiro e é o George Airport.

Com infraestrutura já existente, o George Airport contou com investimento de 16 milhões de randes, ou R$ 4 milhões, para sua reestruturação, tornando-se pioneiro em seu país e segundo aeroporto no mundo a ser abastecido inteiramente por energia solar fotovoltaica.

3000 painéis fotovoltaicos foram instalados em uma área de 200m², gerando 750 kWh de energia elétrica diariamente e 250.000 kWh ao mês, podendo ser expandido conforme a demanda do aeroporto. A remodelação do George Airport faz parte da estratégia do governo sul-africano de investimento em economia verde.

A Airports South Africa Company (ACSA), responsável pelo funcionamento do George Airport, declarou que pretende repetir a instalação de placas fotovoltaicas nos seus outros cinco aeroportos até junho deste ano, totalizando investimento de 90 milhões de randes, ou R$ 22.9 milhões.

Primeiro aeroporto movido a energia solar do mundo está na Índia

Localizado na região sul da Índia, o aeroporto internacional de Cochin tornou-se, em agosto do ano passado, o primeiro no mundo a ser inteiramente abastecido por energia solar. 48.154 painéis de energia fotovoltaica foram instalados em uma área de 20 hectares, gerando, diariamente, os 12 MW de energia elétrica suficientes para atenderem às necessidades do aeroporto.

Fonte: AmbienteEnergia

Compartilhe esta noticia: