Solução para residências usando energia sustentável

Solução para residências usando energia sustentável

Image

A empresa Fronius vem se destacando e participando ativamente no desenvolvimento do Setor.

Energia solar: o que antes era um estudo, uma proposta, hoje se tornou uma tendência mundial. O número de países adeptos à esta realidade tem aumentado a cada ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Energia e Mineração de São Paulo, a transformação dessa energia para utilização térmica ou na geração de eletricidade se apresenta como uma oportunidade ímpar para o Brasil. Com extensão territorial e localização geográfica privilegiada, o país pode transformar essa fonte inesgotável em um importante recurso de sua matriz energética.

Nosso planeta recebe muita energia diariamente de forma limpa e gratuita. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor, podem ser aproveitados para a geração de energia tanto na forma de calor como na eletricidade. Para se ter uma ideia, uma hora de sol na superfície da Terra contém mais energia do que o planeta utiliza em um ano. É uma riqueza imensurável.

Um dos sistemas mais indicado para aproveitar esta energia é o fotovoltaico (foto que significa em grego “luz” e voltaica (que vem da palavra volt) que é a unidade para medir o potencial elétrico). A principal matéria-prima deste sistema é o silício – presente na maioria dos componentes semicondutores - e o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo.

Mas como este processo todo é desenvolvido? O raio solar é transformado em eletricidade em uma célula fotovoltaica, fabricada com materiais conhecidos como semicondutores (silício). As células solares captam a radiação do sol e utilizam os fótons da luz para gerar energia. Esta eletricidade, que está em corrente contínua, passa por inversores – painéis solares - para que seja convertida em corrente alternada com as características da nossa rede elétrica. Em sua maioria, o material destes painéis é feito por células de silício (Si) e pode ser dividido em módulos monocristalinos ou policristalinos. Após passar pelo inversor, esta energia pode ser utilizada em aparelhos elétricos da residência. É importante ressaltar que, mesmo em dias nublados, o módulo fotovoltaico gera energia elétrica, porém numa intensidade menor do que em dias mais claros. Como conhecimento, a radiação solar na região menos ensolarada do país é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso de energia fotovoltaica.

“A energia fotovoltaica é uma tecnologia extremamente nova no território brasileiro, porém sua instalação é fácil e rápida. O sistema pode ser instalado em telhados residenciais ou comerciais, próximos ou diretamente no local onde é necessária a energia. Ou seja, este sistema independe daquela energia gerada em grandes instalações centrais – hidrelétrica – ou em grandes parques eólicos. Garanto que este sistema tem grande potencial no Brasil”, afirma Hanns Martin Drope, diretor da Divisão de Energia Solar na Fronius do Brasil.

Cenário brasileiro – A população tem pago altas taxas de energia elétrica e sempre estamos na “berlinda” quando o assunto é água. Estes fatores têm impulsionado o número de instalações do sistema fotovoltaico. As pessoas e empresas estão, cada vez mais, criando sua independência, investindo em energia solar – tecnologia acessível – para que possa garantir o consumo sem depender de fontes tradicionais.

Com apenas três anos de atuação no Brasil – a partir da resolução 482/2012 – o sistema garante a todos – públicos residencial, comercial ou industrial – que optarem pela energia solar, descontos na conta de luz. “Ou seja, se o sistema gerar mais energia do que o consumido, a energia excedente será injetada na rede pública. Esta medição é realizada através de um medidor de energia bidirecional - fornecido pela concessionária local - que quantificará os quilowatts-horas injetados de energia solar. Este excedente será analisado e calculado, para que o consumidor receba um desconto em sua conta de luz”, explica Martin.

Com 25 anos de experiência na produção de inversores solares, a Fronius é uma empresa apta para desenvolver o mercado fotovoltaico brasileiro. “Nossa filosofia é oferecer "24 horas de sol. Acreditamos tanto nesta tecnologia, que desenvolvemos uma linha de inversores inteligentes para atender à demanda de energia solar tanto em residências como em empresas. Um dos produtos em destaque é o inversor solar Fronius Primo (foto ao lado) ideal para residências, um inversor comunicativo, smart grid ready e com gerenciamento de energia otimizada, com categorias de potência 3,0-8,2 kW, reduz até 100% de consumo ou mais”, ressalta Martin.

Este inversor monofásico sem transformador é o ideal para residências. Os dados do sistema podem ser enviados via WLAN ou Ethernet diretamente para o portal da Fronius ou pelo APP no celular, o que possibilita a visualização de todo sistema em tempo real. Desta forma, o Fronius Primo garante autoconsumo máximo no lar, tanto para os novos e ou existentes sistemas fotovoltaicos. Todo o monitoramento é realizado através do próprio inversor. Qualquer problema que haja no desempenho do equipamento, é enviada uma mensagem para um Smart Phone determinado. Caso necessite fazer manutenção no aparelho, diferentemente de outras empresas, a Empresa oferece serviço de assistência técnica para todo Brasil, o “Fronius Service Partner”. Além desta facilidade, possui até sete anos garantia com um registro através do site www.solarweb.com.

”A Fronius não tem dúvidas de que, em um curto espaço de tempo, o Brasil conseguirá gerar e armazenar sua própria energia 100%. Temos a expectativa e perspectiva de armazenar esta energia solar em baterias e tê-las sempre disponíveis - mesmo quando o sol não brilhe - ou seja, 24 horas”, acredita Martin.



Fonte: LN Comunicação / Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: