Novidade

Novidade

Image

Geração de Energia Solar Espacial é cogitada por Pesquisadores Japoneses

A geração de energia solar está ganhando ainda mais força. Cientistas japoneses obtiveram êxito em uma experiência ao conseguir transmitir energia elétrica pelo ar através de micro-ondas, as quais conseguiram transmitir 1,8 kW até o receptor que estava a 55 metros de distância.

A grande novidade, segundo os pesquisadores, é que como a pesquisa foi realizada com sucesso a ideia agora é explorar a energia solar disponível no espaço, a qual segundo a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) a considera como mais eficiente se comparada com a gerada no planeta Terra, pois não depende da situação climática.

De acordo com a JAXA, a ideia inicial é criar satélites equipados com painéis solares capazes de armazenar energia e que ficarão em uma distância de 36 mil quilômetros da Terra. Como a tecnologia ainda precisa ser aprimorada, a agência estimou que ela estará apta a funcionar a partir de 2040. "Ainda temos muitos desafios para superar, como encontrar uma forma de enviar grandes estruturas para o espaço, como construí-las e mantê-las", ressaltou o porta-voz da agência.

Fonte: Portal Brasileiro de Energia Soalr

Compartilhe esta noticia: