Tecnologia em Energia Solar

Tecnologia em Energia Solar

Image

Harvard descobre nova maneira de transformar Energia Solar em combustível líquido

Uma equipe da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos vem testando diferentes formas de transformar a energia solar em combustível e assim contribuir ainda mais com o bem estar ambiental.

A primeira descoberta está no hidrogênio, o qual é produzido quando a energia solar é armazenada através de células fotovoltaicas, e pode ser armazenado para alimentar células a combustível. Porém o hidrogênio ainda não conseguiu chegar ao mercado como um combustível prático para ser utilizado em carros, o que dificulta seu uso.

A segunda descoberta está na fotossíntese artificial, a qual está sendo trabalhada para transformar a energia solar em combustível líquido e que não teria muitos problemas em ser aceita pelo mercado, porém ainda não está pronta.
A novidade divulgada pela Universidade agora é a folha biônica, a qual trata-se de uma folha artificial que é capaz de utilizar bactérias geneticamente modificadas responsáveis por converter o dióxido de carbono mais hidrogênio em isopropanol, uma espécie de combustível líquido. A energia solar, por sua vez, entraria nesse processo como a responsável por quebrar as moléculas de água e m hidrogênio e oxigênio.

De acordo com Pamela Prata, membro da equipe de Harvard, a nova descoberta é um passo importante para a produção de combustível através do sol. “Esta é a prova de conceito de que você pode ter uma maneira de coletar a energia solar e armazená-lo sob a forma de um combustível líquido” comenta ela.

Fonte: Portal Brasileiro de Energia Solar
Thayssen Ackler Bahls - Da Redação

Compartilhe esta noticia: