Energias Renovável

Energias Renovável

Image

Avião movido à energia Solar faz seu primeiro voo ABU Dhabi

Um avião movido à energia Solar fez seu primeiro voo neste domingo em ABU Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Com a missão de voar ao redor do mundo sem qualquer tipo de combustível, o avião chamado de Leve Solar Impulse 2 realizou sua primeira tentativa no Aeroporto Executivo de Al Bateen.

André Borschberg, fundador do avião, foi quem pilotou o avião em sua primeira decolagem. O piloto, por sua vez, pretende revezar suas escalas com o co-fundador do avião, Bertrand Piccard., ambos pilotos suíços. De acordo com os fundadores o principal objetivo do avião é conscientizar sobre o uso de tecnologias limpas em vez das antigas poluentes.

O leve Solar Impulse 2 é feito de fibra de carbono e tem em sua estrutura cerca de 17.248 células solares capazes de carregar quatro baterias de polímero de lítio, as quais foram desenvolvidas para abastecer o avião de energia renovável.

De acordo com a empresa fundadora, o avião possui uma envergadura de 72 metros, o que equivale a um tamanho maior de um Boeing 747, porém seu peso é inferior, chegando a pesar o equivalente a um carro de duas toneladas e meia.

Seu primeiro destino é voar até Muscat, em Oman. Uma viagem que levará cerca de 10 horas e passará por dois oceanos. Como o objetivo final é rodar o mundo, em seus próximos destinos está a Índia, China, Myanmar, Havai, Phoenix no Arizona, Nova York, sul da Europa e de Marrocos.

A volta do avião para ABU Dhabi está prevista para final de julho deste ano e entre os principais patrocinadores do novo experimento estão Omega, Goggle e Moet Hennessey.
Borschberg e Piccard afirmam que a criação do avião além de tudo tem como propósito empurrar políticos, celebridades e empresários para “enfrentar” a Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que definirá o novo protocolo de Quioto, em Dezembro de 2015, em Paris.

.
Fonte: Portal Brasileiro de Energia Solar - Da Redação

Compartilhe esta noticia: