Carrefour Espanha expande geração solar e se destaca no varejo sustentável

Carrefour Espanha expande geração solar e se destaca no varejo sustentável

Image

Empresa fechará 2025 com 188 usinas fotovoltaicas em seus hipermercados, reforçando sua meta de neutralidade de carbono até 2040

Na última semana, o Carrefour Espanha divulgou a imprensa que projeta encerrar 2025 com 188 unidades de geração solar instaladas em seus hipermercados.

O investimento soma 81,7 megawatts-pico (MWp) de capacidade, assim como cobre 388 mil metros quadrados de telhados — área equivalente a 55 campos de futebol.

Segundo a rede varejista, a estratégia de autoconsumo a coloca como uma das maiores produtoras de energia renovável do setor varejista espanhol.

O projeto, iniciado há pouco mais de três anos, também já viabilizou a geração de 110 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade limpa, o suficiente para abastecer 44 mil residências por um ano, segundo a marca. Além disso, evitou a emissão de mais de 66 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), impacto ambiental comparável ao de seis milhões de árvores em atividade.

Atualmente, os sistemas solares respondem, em média, por 25% da demanda energética dos hipermercados. A contribuição varia de acordo com o porte da unidade e o potencial solar local, com destaque para as instalações em Erandio (Bilbao), Finestrat e San Juan (Alicante), que ultrapassam os 1.000 kWp.

A medida íntegra o plano global do Grupo Carrefour de descarbonização, que busca neutralizar as emissões de carbono até 2040. A meta contempla, além da geração renovável, melhorias em eficiência energética e eletrificação de processos.


Foto: ES Brasil

Compartilhe esta noticia: