Projeto Escola Solar: energia renovável transforma escolas públicas no Sul

Projeto Escola Solar: energia renovável transforma escolas públicas no Sul

Image

A ação prevê a instalação de placas solares para a geração de energia em colégios estaduais no Paraná

A crescente conscientização ambiental e a busca pela diversificação da matriz energética motivaram a criação do Projeto Escola Solar, desenvolvido pelo Governo do Paraná. Esse projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Secretaria de Educação do Paraná e o Programa Paraná Sustentável, para equipar escolas estaduais com usinas fotovoltaicas para a produção de energia renovável, segundo o governo.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o estado paranaense produz sozinho 2,2GW de produção através da geração distribuída, ou seja, a partir da micro e minigeração de energia. O projeto escolar, por sua vez, deve aumentar ainda mais esse número.

Segundo o governo, vinte instituições de ensino foram selecionadas para o projeto após uma análise técnica realizada por engenheiros da Paranaeducação. O principal objetivo é promover a geração de energia limpa e renovável nas escolas estaduais, além de incentivar a formação técnica de estudantes na área de energias alternativas. O projeto também visa a utilização pedagógica do tema de eficiência energética, contribuindo para o ensino das ciências e a conscientização ambiental.

A gestão e fiscalização do contrato da Escola Solar são exercidas pela Preduc, garantindo supervisão rigorosa e avaliação constante dos serviços prestados. Os profissionais responsáveis ??pela gestão foram designados pela Diretoria Técnica da Preduc, garantindo a condução do projeto com transparência e responsabilidade.

Entre os objetivos estratégicos do projeto estão a promoção da sustentabilidade nas instituições de ensino, a redução dos custos de eletricidade das escolas, a conscientização sobre a importância da energia solar e o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU.

As principais entregas do projeto incluem a instalação de kits fotovoltaicos em 20 escolas públicas do Paraná, com um investimento superior a R$ 3,5 milhões. Além de reduzir os custos de energia, a iniciativa promove a conscientização ambiental e oferece oportunidades educacionais e profissionalizantes para os estudantes, investindo no capital humano para um futuro mais sustentável.

Compartilhe esta noticia: