Luz para todos beneficia mais de 9 mil famílias em três meses no Brasil com energia renovável através do sol

Luz para todos beneficia mais de 9 mil famílias em três meses no Brasil com energia renovável através do sol

Image

Sistemas no Amapá e Pará tiveram ligações feitas de forma remota, com a instalação de kits individuais de energia solar

O programa de combate à pobreza energética, Luz Para Todos, do Ministério de Minas e Energia (MME), continua sua trajetória de impacto positivo no Brasil. De acordo com dados recentes, no período de janeiro a março de 2024, um total de 9.803 famílias, em sete estados, foram beneficiadas, representando um alcance direto a 39,2 mil pessoas. O investimento total nesta ação foi de expressivos R$ 228.299.414,87.

As iniciativas do Luz Para Todos se destacam principalmente nas regiões remotas da Amazônia Legal, onde 70,92% das novas conexões foram realizadas, enquanto os 29,08% restantes beneficiaram áreas rurais em diversos estados brasileiros.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a importância do programa, destacando sua relevância para a geração de empregos, renda e dignidade para os brasileiros. "O Luz Para Todos voltou com toda a força. Essa é uma das grandes marcas do presidente Lula e nós vamos atender 500 mil famílias até o fim de 2026", afirmou o ministro.

Uma abordagem inovadora foi adotada nos estados do Amapá e Pará, onde as ligações foram realizadas remotamente, por meio da instalação de kits individuais de energia solar. Já nos estados do Acre, Bahia, Maranhão, Piauí e Rondônia, as comunidades foram beneficiadas com a extensão da rede elétrica até as zonas rurais.

Um exemplo concreto dos benefícios trazidos pelo programa é o caso de Jaime Cardoso Correia, trabalhador rural residente na cidade de Breves, no Pará. Após 47 anos de dependência de geradores a diesel, a instalação do kit de energia solar proporcionou-lhe uma nova realidade. "Sempre sonhamos com a chegada da energia. A instalação foi feita cinco meses atrás e nunca deu problema. Só temos o que agradecer", compartilhou Jaime.

A meta estabelecida para 2024 é ambiciosa: levar eletricidade a 75.723 famílias em todo o Brasil, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Em 2023, os resultados já demonstraram sucesso, superando os objetivos em 24%, com 64.592 unidades consumidoras beneficiadas.

Além das iniciativas como o Luz Para Todos, a energia solar tem desempenhado um papel crucial no Brasil. Atualmente, o país produz mais de 28GW de energia por meio da micro e mini geração distribuída, destacando-se como uma alternativa limpa e sustentável para o fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades.






Compartilhe esta noticia: