Campo Grande recebe o Fórum GD Região Centro Oeste em agosto

Campo Grande recebe o Fórum GD Região Centro Oeste em agosto

Image

Capital do Mato Grosso do Sul será palco de um dos maiores eventos de geração distribuída do país.

A capital do Mato Grosso do Sul (MS), Campo Grande, receberá no próximo mês a 15ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Centro-Oeste (Fórum GD- Região Centro Oeste). Voltado exclusivamente para o setor GD do país, o evento acontecerá entre os dias 09, 10 e 11 de agosto, no Espaço Madame Dora, bairro Caicara.

O evento vem para debater o atual cenário da Geração Distribuída na região, a qual está crescendo em números expressivos de potência instalada no último ano. Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, a região Centro Oeste soma hoje mais de 1,6 MW de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O estado que mais produz esse tipo de energia hoje é Mato Grosso, que segundo a agência produz sozinho 716 MW de energia. Em seguida vem Goiás e Mato Grosso do Sul. O estado que menos gera por enquanto é o Distrito Federal com apenas 112 MW.

Contudo, os dados podem mudar em breve. Isso porque cada vez mais os governos estaduais estão investindo em fontes renováveis, assim como criando oportunidades para incentivá-las. Um dos exemplos vem do MS, palco do Fórum GD este ano.

Com um programa de fomento criado pelo estado chamado MS Renovável, a procura por painéis solares fotovoltaicos segundo o governo cresceu 25% de dezembro de 2021 a março de 2022. Até 2023 o número deve dobrar e alavancar o setor ainda mais na região. As maiores usinas do estado estão localizadas em quatro municípios sul mato-grossenses, sendo a maioria delas na capital.

Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos destaca que o evento tem tudo para ser o maior do setor no país e movimentar o mercado da região centro - oeste.

‘’A expectativa é do crescimento do setor na região centro oeste, em especial do Mato Grosso do Sul , com o aumento de até 30% nas vendas de usinas solares fotovoltaicas, após a passagem do fórum GD’’, afirma Fraga.

O Fórum GD Centro Oeste

Diante do cenário de crescimento da região centro oeste para fonte de geração distribuída, debater o assunto se tornou imprescindível para o desenvolvimento do setor. O Fórum GD - Centro Oeste vem justamente para sanar essa lacuna, onde inúmeros especialistas e players se reunirão para debater o assunto.

A programação do fórum contará com painéis específicos. Dentre eles estão temas como oportunidades de negócios para os integradores, a importância da segurança nas usinas FV e também o estágio atual e futuro dos negócios GD na região centro-oeste. O evento é organizado pelo Grupo FRG Mídias e Eventos, assim como promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

‘’ Esperamos em média dois mil participantes nos três dias de evento, que deve reunir grande parte da cadeia produtiva do setor de geração distribuída e energia solar fotovoltaica. Além da participação de empresas de mais de 10 países’’, destaca Fraga.

A edição deste ano será em formato híbrido e os participantes poderão acompanhar as palestras em tempo real através da internet e plataforma exclusiva.

“O evento terá a participação dos Principais Players, Especialistas do setor e Representantes da Academia. Discutiremos sobre os principais desafios e oportunidades que teremos para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e GD Fontes Renováveis ``, afirma a organização.

Os interessados em se inscrever no evento podem acessar o site o Fórum através do link: https://www.forumgdcentrooeste.com.br/site/inscricao/. A programação completa também pode ser acessada através do site.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: