Sobre demanda de tecnologias fotovoltaicas no mundo está entre desafios do Distribuidor

Sobre demanda de tecnologias fotovoltaicas no mundo está entre desafios do Distribuidor

Image

Planejamento de distribuidores, estoques organizados e disponibilidade de tecnologias estão entre soluções para permitir que mercado fotovoltaico continue crescendo

A produção de energia limpa tem ganhado espaço no mundo e uma delas é a fonte solar fotovoltaica. Contudo, assim como demais setores da economia, alguns desafios precisam ser sanados para que o crescimento do mercado continue bastante significativo. Carlos Café, especialista da Fortlev Solar, afirma que existem hoje três desafios importantes a serem sanados, sendo o desafio logístico, desafio de suprimentos e também o de engenharia.

Ele explica que o setor vem ganhando cada vez mais investimentos nos últimos anos, assim como a energia solar mostrando seu real potencial para produção energética. Portanto, para atender o mercado em exponencial é necessário que as distribuidoras, por exemplo, tenham bons canais de distribuição.

Café explica que um dos principais desafios hoje de forma global é a falta de tecnologia, ou seja, uma sobre demanda de tecnologia solar, o que também irá ser um dos problemas do Brasil segundo ele. Diante disso é essencial que distribuidores estejam planejados para atender a demanda do mercado. Dentre eles estão estoques bem organizados, disponibilidade de tecnologia, tudo para que o mercado continue crescendo.

“O mercado europeu agora também vem vencendo um boom. O chinês já estava neste boom e há uma retração do mercado de suprimentos no mundo inteiro. Então logo vocês irão perceber que a gente vai precisar fortalecer a posição industrial do Brasil que é muito importante, fortalecer nossas relações com outros países que vão começar a fornecer tecnologia e não só depender da tecnologia de uma matriz exclusivamente chinesa, mas uma matriz chinesa, uma matriz europeia, uma matriz americana” explica o especialista.

Outro ponto comentado por Café e que é essencial para que esse crescimento aconteça está na engenharia de aplicação. Na visão dele é essencial que as empresas do setor hoje pensem na construção de projetos com engenharia dedicada e aplicada. O especialista reforça que nesse momento é essencial fazer parcerias sólidas e com tecnologia de qualidade.

“Eu gostaria de chamar atenção para os desafios logísticos que todos vamos enfrentar com disponibilidade de tecnologia, disponibilidade de módulos, tecnologias. Tudo isso serão desafios sólidos para a gente tratar nos próximos anos. Então tenham em mente que vocês têm que ter parceiros sólidos que consigam entregar tecnologias com desempenho comprovado e com uma engenharia de ensaios muito sofisticados” afirma ele.

Com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, Café destaca que será necessário pensar no aspecto da relação de dependência com a distribuidora de energia elétrica. Dentre os pontos a serem pensados estão no que é que vai mudar, no que é necessário projetar na usina solar fotovoltaica a partir de agora mesmo que ela seja uma usina pequena.

“A gente não vai simplesmente projetar a partir de agora sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Vamos estruturar sistemas fotovoltaicos conectados à rede com sistemas de armazenamento que servirão de backup ou como serviços oscilares para eu conseguir aumentar a penetração dos sistemas fotovoltaicos nas redes elétricas nacionais” explica Café.

Por fim, o especialista finaliza afirmando ser essencial que a partir de agora as empresas enxerguem o armazenamento de energia como algo nato do sistema fotovoltaico, visto que as empresas desta forma estarão preparadas no futuro.

Fonte Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: