Fatores que impactam nos preços dos equipamentos fotovoltaicos ainda estão instáveis, diz especialista

Fatores que impactam nos preços dos equipamentos fotovoltaicos ainda estão instáveis, diz especialista

Image

Preços devem aumentar nos próximos meses devido ao preço do silício, contudo produção ainda deve seguir fomentada

Os impactos econômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia trouxeram algumas incertezas ao mercado solar fotovoltaico em todo o mundo. Em debate, durante o Fórum GD - Região Nordeste, Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) destacou que durante a pandemia os preços deram uma boa estagnada, onde existiu uma queda acentuada de alguns fatores que impactam no preço dos equipamentos como o frete, por exemplo.

Contudo após a retomada do setor algumas coisas se inverteram visto que a chegada da Guerra muitas coisas encareceram devido a instabilidade do preço do combustível russo. Um dos exemplos foi o próprio frete, assim como o preço do polisilício, que é o responsável pela fabricação dos painéis.

“Nós saímos de contêineres a 500 dólares para o momento de 15 mil dólares. É claro que isso impacta na cadeia. Hoje estamos falando do aumento do polisilício que impacta no aumento dos módulos ``, comenta ele.

Na visão de Vitor Pedreira, especialista da distribuidora Amara, os desafios de logística e equipamentos fotovoltaicos são vistos como incertezas ainda. Isso porque muitos fatores impactam nos preços dos equipamentos e estão oscilando, como é o caso do frete. Outro ponto comentado pelo especialista está nas sanções impostas por outros países no caso do gás, do petróleo, buscando fontes alternativas e renováveis.

“Então realmente existe aí um jogo com essa questão da demanda global e que pode vir até o momento e aumentar os preços. E por fim o último fator é o próprio dólar. Falando agora em nível Brasil a gente teve realmente uma redução nos preços aí se a gente compara, por exemplo, dezembro do ano passado com abril deste ano, mas também mais uma vez é outro fator super incerto. O dólar já voltou a subir, já passou de cinco reais novamente, então realmente a gente acaba refém desses fatores”, ressalta ele.

Energia solar e mobilidade elétrica estão entre os futuros cobiçados

Em meio às incertezas, o mercado solar e a mobilidade elétrica também foram comentados pelos especialistas como bastante promissores. Para Chrispim, o mercado imobiliário deve fomentar o mercado solar, isso porque assim como existem exigências hoje por parte dos consumidores, a presença de painéis solares ou vagas para carros elétricos no empreendimento serão futuramente indagados por quem deseja comprar um imóvel.

Para Ivan Sarturi, da PHB Solar, a curva da mobilidade elétrica hoje já nos diz muitas coisas. O crescimento tem sido expressivo, contudo a falta de infraestrutura ainda é um problema também. Com isso, para atender com eficiência o setor, o especialista acredita que será necessário obter cada vez mais vagas para carros elétricos nos edifícios. O mesmo inclusive já deve começar a ser idealizado nas plantas atuais para suprir a demanda que chegará.

A expectativa é que o ano termine com mais de 100 mil unidades vendidas de carros elétricos em 2022, segundo a ABVE.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: