Ranking estadual de Geração Distribuída no Brasil mostra os três estados da região sul no topo da tabela

Ranking estadual de Geração Distribuída no Brasil mostra os três estados da região sul no topo da tabela

Image

Juntos, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somam mais de 2 MW de energia limpa através da micro e minigeração de energia


O potencial da Região Sul para a produção de geração distribuída no Brasil vem se mostrando bastante significativa nos últimos meses. De acordo com um infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), os estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão focados nesse tipo de produção e permanecem hoje entre as seis melhores posições no ranking estadual de GD do país, gerando juntos mais de 2 MW de energia.

O estado gaúcho, segundo o infográfico, é o mais engajado e se encontra hoje na terceira posição, com 11,7% da potência instalada. Já Santa Catarina aparece em quinto lugar, com 5% e Paraná vem logo em seguida em sexto lugar, com também 5% da potência instalada.

De acordo com Flávio Wacholski, diretor do CREA - SC, a região conta com grande potencial para este tipo de energia e hoje é a segunda região com maior GD instalada do país, ficando apenas atrás da região sudeste. Para ele o desenvolvimento da região para este tipo de energia é bastante satisfatório.

“O sul hoje é a segunda região com maior GD instalada. Isso para nós é satisfatório. É uma coisa até que sobressaltou os olhos né, onde a sudeste aqui na região de São Paulo e os outros estados acaba sendo campeã. E nós estamos na frente do centro-oeste, o que nos chama um pouco a atenção dessa virada que nós tivemos aí no último ano”, comenta ele.

Wacholski também destaca que hoje dentro dos estados da região Sul, o Rio Grande do Sul é o mais focado neste tipo de produção. O resultado da produção vem de um trabalho intenso na GD nos últimos anos.

“Assim como Minas Gerais, a gente vê que o Rio Grande do Sul tem atuação de parlamentares, de outros envolvidos. Não só os que estão ali envolvidos no dia a dia da GD, mas pensando na geração distribuída para a sociedade”, afirma o especialista.

A fonte solar também é a mais predominante no Brasil para a geração da GD. Contudo Wacholski ressalta que a região sul tem um grande potencial de plantas de PCGH’s, ou seja, pequenas centrais hidrelétricas, onde diversas empresas estão trabalhando em micro turbinas, a microgeração de até 75 kw, em quedas pequenas e com baixo impacto ambiental.

Fórum GD - Região Sul acontece em junho

Diante desse cenário de crescimento é que mais uma edição do Fórum GD - Região Sul também acontece. O evento, que é focado na produção da micro e minigeração de energia através de fontes renováveis, já tem data confirmada para acontecer na região Sul.

De acordo com o Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do evento, o mesmo acontecerá em Florianópolis este ano, nos dias 21,22 e 23 de junho. A edição será a 14ª do evento e será realizada no Hotel Majestic Palace Hotel.

As inscrições podem acontecer através do site do fórum: www.forumgdsul.com.br

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: