Fórum GD - Região Nordeste começa amanhã com cerimônia de autoridades

Fórum GD - Região Nordeste começa amanhã com cerimônia de autoridades

Image

Décima terceira edição do Fórum acontecerá em São Luís, no Maranhão este ano

Começa nesta terça-feira, 3 de maio, mais um edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD). A 13.º edição, a qual abordará a região Nordeste, acontecerá em São Luís, no Maranhão e será realizada durante três dias (3,4 e 5) no hotel Luzeiros, no bairro Ponta do Farol, na capital maranhense.

O evento promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e realizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, uma das maiores empresas de eventos renováveis do país, receberá a participação de grandes nomes do setor, de modo a debater o futuro da GD no Brasil nos próximos meses, principalmente agora com o sancionamento da Lei do Marco Legal desse tipo de geração de energia.

O primeiro dia do evento terá horário especial e contará com a presença de importantes autoridades do setor. Entre eles estarão o Governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, assim como Eduardo Braide, prefeito de São Luís. Além deles Cassiano Pereira, secretário do estado indústria e comércio do MA, Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídia & Eventos e também Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

Do potencial da região Nordeste para a GD

Joaquim Rolim, diretor técnico da ABGD, reforça que o Brasil é hoje um dos maiores cases de sucesso em GD do mundo devido à velocidade de implantação dos projetos. Contudo, apenas um milhão de consumidores brasileiros consomem atualmente esse tipo de energia, o que ainda é pouco na visão dele.

Em sua perspectiva, Rolim destaca o potencial da região Nordeste para esse tipo de geração. Segundo ele 97,7% dos municípios da região contam com ao menos uma instalação de GD. Ceará, Bahia e Pernambuco lideram o ranking de mais instalação no momento.

Contudo Maranhão vem logo abaixo, em quarta posição segundo ele. Um relatório da Greener, por exemplo, releva que a geração compartilhada na região está crescendo e deve aumentar nos próximos meses.

Dos painéis do Fórum GD Nordeste

O Fórum GD Nordeste também terá grandes painéis sobre a geração distribuída. Com as novas leis sancionadas, como no caso do Marco Legal da GD, assim como também o novo decreto envolvendo os inversores híbridos, o evento vem para sanar importantes dúvidas do setor, assim como apresentar as grandes soluções e tecnologias desenvolvidas para os empresários.

Dentre os painéis do fórum, por sua vez, estão temas como os desafios e lançamentos dos distribuidores, assim como aplicação dos inversores tradicionais e híbridos, cadeia produtiva como um todo do setor GD na região nordeste, armazenamento de energia, uso do hidrogênio na GD, influência do cenário político nos tipos de negócios GD/FV entre outros.

A programação completa pode ser acessada no site https://www.forumgdnordeste.com.br/site/programacao/. A inscrição para o Fórum GD Região Nordeste, por sua vez, ainda pode acontecer. Por ser em formato híbrido, ou seja, tanto de forma presencial como online, o evento pode ser acessado por plataforma exclusiva a partir da inscrição. Para realizar a mesma é necessário acessar o site https://www.forumgdnordeste.com.br/site/inscricao/.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: