Pará deve produzir mais energia solar nos próximos meses

Pará deve produzir mais energia solar nos próximos meses

Image

Parceria entre Sedeme e instituição do setor deve expandir o uso da energia renovável no estado.

A produção de energia solar no Pará vem ganhando força depois do avanço da fonte pelo país. Isso porque o país já possui cerca de 15 GW de energia através do sol, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). E é justamente entre uma parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) que o estado do Pará deve expandir sua produção.

Na última semana, um Termo de Cooperação Técnica entre ambas as instituições foi assinado. A iniciativa tem como objetivo viabilizar a expansão da cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no Pará a partir de políticas públicas, programas e incentivos capazes de dinamizar o uso de sistemas fotovoltaicos, seus equipamentos e componentes.

O estado paraense é hoje o maior usuário de energia solar na Região Norte de acordo com a Absolar. Nos últimos anos o mesmo recebeu em torno de 1,4 bilhão de reais em investimentos, assim como gerou também cerca de 8 mil empregos.

Com a nova parceria entre a Sedeme e a Absolar, a expectativa é que esses números sejam ainda maiores. O acordo firmado, por sua vez, tem vigência de dois anos, assim como prevê também uma série de ações e políticas públicas para incentivar o desenvolvimento econômico do Pará com a utilização de energia renovável.

Em nota, José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, destaca que o objetivo é contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, assim como com a sustentabilidade e também geração de emprego.

“Por determinação do governador Helder Barbalho, nosso trabalho é contínuo no sentido de buscar formas de incentivo ao desenvolvimento econômico do Pará com sustentabilidade e geração de emprego. Portanto, esse acordo que estamos celebrando agora com a Absolar vai ao encontro disso, permitindo com que trabalhemos em parceria em benefício do uso de energia solar fotovoltaica no Pará não apenas nas residências, mas pelo setor produtivo, o que trará sem dúvida grandes benefícios ao Pará” destacou ele.

Quem representou a Absolar durante a reunião, por sua vez, foi seu presidente, Rodrigo Sauaia. Na ocasião ele comentou que o acordo entre as instituições permitirá a diversificação da matriz energética com sustentabilidade.

“Este é um passo estratégico para que nós possamos acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Estado do Pará. É uma tecnologia limpa, renovável, sustentável, competitiva e que pode ajudar o Estado a diversificar a sua matriz elétrica, atrair novos investimentos, gerar empregos e renda locais de qualidade, e também se posicionar como referência no uso dessa tecnologia que ainda é nova no Brasil. A partir de agora, vamos desenvolver ações em favor do crescimento da energia solar no Estado, com ações estruturantes, políticas públicas, programas e incentivos que possam ajudar o Estado a avançar na posição que ele hoje ocupa, de 13.º maior estado usuário de energia solar de pequeno e médio porte. A ideia é que, com isso, nós possamos melhorar os procedimentos de licenciamento ambiental, apoiar o Estado a instalar mais energia solar nos prédios públicos e fomentar o uso dessa tecnologia pela população e pelos negócios paraenses” finalizou ele.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: