Estoques de energia verde da Europa e dos EUA dispararam na última semana, diz Bloomberg

Estoques de energia verde da Europa e dos EUA dispararam na última semana, diz Bloomberg

Image

Guerra entre Rússia e Ucrânia ligaram o alerta para acelerar esforços de energias renováveis.

A produção de energia renovável vem ganhando cada vez mais força diante do cenário mundial. Na última semana, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, a necessidade de se investir em energia renovável, principalmente eólica e solar, ganhou força segundo a Agência de Notícias Internacional Bloomberg.

A ideia, segundo a agência, é reduzir as dependências que os países possuem em relação aos combustíveis fósseis importados. Com a invasão registrada nos últimos anos, até mesmo empresas que atuam no mercado renovável sofreram alta na bolsa de valores e muitos especialistas acreditam em um crescimento expressivo.

“A maior fabricante de turbinas eólicas do mundo, a Vestas Wind Systems A/S , e a concorrente Siemens Gamesa Renewable Energy SA ganharam mais de 15% na segunda-feira, enquanto a Nordex SE subiu 21%. A Orsted A/S da Dinamarca , maior desenvolvedora de parques eólicos offshore do mundo, ganhou até 11% ``, destaca a Boomberg.

Em Nova York, empresas do ramo solar também fecharam em alta. Segundo a agência Sunrun Inc., a maior empresa de energia solar residencial dos EUA, subiu até 13% em suas ações. E empresas norte-americanas responsáveis pela fabricação de inversores, por sua vez, a Enphase Energy Inc. e a SolarEdge Technologies Inc., tiveram uma alta de 9% cada uma.

Muitos especialistas da área de renováveis passaram a acompanhar o mercado e muitos acreditam que a guerra entre Rússia-Ucrânia pode acelerar os planos ambiciosos da União Europeia de aumentar a participação de sua energia a partir de fontes renováveis ??ainda nesta década. O maior desafio encontrado pelo setor hoje é referente a burocracia, a qual anda travando o licenciamento de novos parques eólicos na região.

Um dos exemplos dessa aceleração nas fontes renováveis diz respeito à Alemanha, a qual divulgou esta semana que pretende obter toda sua eletricidade de fontes alternativas limpas até 2035, 15 anos antes que a meta estabelecida pelo país nos últimos eventos de meio ambiente.

“Embora a Europa provavelmente continue a depender do gás natural nos próximos anos, mais energias renováveis ??diminui a dependência do bloco do combustível. Isso poderia facilitar a obtenção de gás de países além da Rússia, que atualmente representa mais de um terço da oferta da Europa’’, explica a Bloomberg.

Com o crescimento das energias renováveis, quem fez o caminho inverso, segundo a agência, foram as empresas de combustíveis fósseis da Rússia. Devido ao cenário atual, produtos químicos e petrolíferos do país tiveram uma queda nas ações de 8%. Empresas que contribuíram na fabricação de gasoduto também apresentaram queda de 9,5% em suas ações.

Por fim, os especialistas acreditam que os altos preços nos combustíveis fósseis daqui para a frente farão com que a procura por fontes renováveis se torne cada vez mais frequente.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: