1 milhão de consumidores já produzem a própria energia através de painéis solares

1 milhão de consumidores já produzem a própria energia através de painéis solares

Image

Levantamento mostra que juntas as instalações já somam 8,6 GW de potência instalada

A produção de energia solar está realmente levantando voo no Brasil e as expectativas são bastante positivas, uma vez que no último ano a fonte solar através da geração distribuída registrou um aumento de 69% de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

Um levantamento desenvolvido pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) divulgado pela agência Reuters esta semana destacou que o Brasil já soma 1 milhão de consumidores gerando a própria energia através de painéis solares e que juntos são responsáveis por 8,6 GW de potência instalada, o que segundo a instituição é o equivalente a dois terços da potência gerada pela Hidrelétrica de Itaipu.

A marca de 8 GW de potência instalada foi atingida em dezembro conforme publicação feita pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), que na ocasião destacou a forte expansão da geração própria de energia nos últimos três meses de 2021.

Conforme o levantamento da Absolar, a instalação residencial ainda é a mais predominante em meio aos sistemas instalados e é responsável hoje por 76,6% das instalações do país. Contudo, outros setores também já estão investindo nesse tipo de geração de energia e setores do comércio, por exemplo, já somam 13,4% das instalações.

O levantamento criado pela instituição solar também revela que produtores rurais e indústrias estão encontrando nos painéis solares vantagens importantes de economia de energia e também foco sustentável. As instalações no campo hoje já somam 7,6% e as indústrias 2,1%.

Marco Legal da Geração Distribuída

E todo esse crescimento deve ser ainda durante este ano segundo especialistas do setor, uma vez que com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, na última semana, pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, o setor ganhou segurança jurídica, o que permitirá seu crescimento de forma sustentável.

Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída, destacou que a regulação por meio de lei federal trará bastante benefícios ao setor.

"A regulação por meio de lei federal é mais segura e estável juridicamente. Durante a tramitação do Projeto de Lei (PL 5829/19) sempre objetivamos uma redação capaz de garantir estabilidade de regras e previsibilidade de custos para o setor. A segurança jurídica e a vantagem econômica vão impulsionar os investimentos em geração distribuída em 2022. As nossas projeções são de crescimento de 7 GW em potência instalada, totalizando 15 GW ao fim do ano” reforçou ele.

Com os novos incentivos, a expectativa é que a Geração Distribuída ultrapasse a capacidade da Usina de Itaipu que é 14 GW.

Contudo, apesar dos bons números a Absolar ainda acredita que o país está atrasado na adoção de tecnologias e que isso significa que dos 89 milhões de consumidores de eletricidade no país, apenas 1,1% utiliza energia solar para seu benefício.

Dessa forma a instituição acredita que o marco legal será importante para impulsionar esse mercado e calcula em torno de 50,8 bilhões de reais em investimentos em energia solar, sendo 40,6 bilhões deles voltados exclusivamente para a GD.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: