Serviços essenciais de Gaza estão recebendo eletricidade através de painéis solares fotovoltaicos

Serviços essenciais de Gaza estão recebendo eletricidade através de painéis solares fotovoltaicos

Image

Energia através do Sol tem permitido levar conforto e qualidade em regiões precárias no mundo

A produção de energia limpa e renovável através de painéis solares fotovoltaicos está proporcionando melhor atendimento aos serviços essenciais como postos de saúde na faixa de Gaza, território palestino próximo ao Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio.

Na última semana, a Sociedade do Crescente Vermelho do Catar (QRCS), instituição federada a Cruz Vermelha, divulgou que com o propósito de contribuir com o setor de saúde no país, a instituição decidiu então fazer a instalação de painéis solares ao Centro de Saúde Deir Al-Balah, afiliado a QRCS, com o objetivo de garantir eletricidade a unidade.

Divulgado pelo jornal local, ReliefWeb, o projeto de energia solar deve contribuir de forma satisfatória para evitar os cortes de energia que a unidade recebia por mais de 12 horas por dia. Em nota, Akram Nassar, chefe do escritório de representação do QRCS em Gaza, reforçou que o projeto contribuirá de forma fundamental para evitar que a falta de energia ameace a prestação de serviços de saúde para os pacientes.

Ainda de acordo com Nassar, o projeto, que entrou em operação este mês, levou sete meses para ser concluído e conta hoje com 130 painéis solares para ajudar a gerar 58 kW de energia elétrica, garantindo a não interrupção da prestação de serviço ao público. O local atende em média 4700 pacientes por mês e a energia a partir do sol permite agora que 90% das necessidades de energia elétrica das instalações do centro sejam atendidas.

De acordo com Sufian Zidane, diretor do pronto atendimento, a energia solar tem sido utilizada de forma satisfatória para atender setores como pronto-socorros, radiologia e clínicas especializadas, onde o atendimento era constantemente interrompido por falta de energia. Zidane ainda reforça que além da energia limpa, o projeto também reduz as emissões de combustível dos geradores elétricos, os quais eram prejudiciais aos moradores do entorno do centro médico.

Nassar explica que a QRCS é membro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que consiste na Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e 191 Sociedades Nacionais.

A instituição também opera local e internacionalmente e tem projetos internacionais de ajuda e desenvolvimento em vários países do Oriente Médio, Ásia, África e Europa. As ações humanitárias do QRCS incluem fornecer apoio na preparação para desastres, resposta a desastres, redução de riscos e recuperação de desastres. “Com a ajuda de uma vasta rede de funcionários e voluntários treinados e comprometidos, o QRCS aspira a melhorar a vida de pessoas vulneráveis, mobilizando o poder da humanidade” destaca Nassar.

O projeto de energia solar instalado em Gaza faz parte desses esforços já realizados pela instituição. Além do centro médico em Gaza, os painéis solares também já estão levando eletricidade para outras localidades da região através da QRCS como uma universidade local, casas de famílias pobres do outro lado do bloqueio e três poços de água.



Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: