Primeiro Fórum Internacional de Hidrogênio começa hoje

Primeiro Fórum Internacional de Hidrogênio começa hoje

Image

Evento focado em temas que envolvem o hidrogênio verde terá a participação do Ministro Bento Albuquerque e abordará o potencial do país para esse tipo de energia.

Começa nesta quarta o primeiro Fórum Internacional de Hidrogênio Verde (Fórum Hidrogênio) em Fortaleza, no Ceará.

O evento, que acontecerá entre os dias 24 e 25 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), terá formato híbrido, onde os participantes poderão acompanhar as palestras de forma presencial e também online por plataforma exclusiva.

O Fórum vem para dar voz a um dos setores que está em desenvolvimento no mundo, uma vez que a necessidade de desenvolver projetos voltados para as energias renováveis se tornou essencial para o desenvolvimento econômico.

Durante a COP26, na Escócia, o Programa Nacional de Hidrogênio e o projeto de produção de hidrogênio verde no Ceará, ambos apresentados pelo Brasil, foram destaque uma vez que os mesmos darão segurança jurídica ao setor e visam impedir que os investimentos na área deixem de acontecer por conta da burocracia.

Primeiro Fórum hidrogênio trará informações relevantes sobre o projeto HUB de Hidrogênio Verde no Ceará

A necessidade de envolver mais projetos sustentáveis para conter a temperatura do planeta vem extraindo bons projetos de hidrogênio. No Brasil um deles é o HUB de Hidrogênio Verde criado pelo estado do Ceará em parceria com a FIEC e também com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, reforça que o estado conta com um grande potencial para a produção do combustível, e que a aprovação do HUB trará grandes oportunidades ao setor renovável do país.

"Desde 2013 discutimos o Hidrogênio Verde. Toda a base industrial de alguns países já está sendo mudada não só para a produção de energia, mas também para transportes de caminhão, trem, navio e também de avião, já utilizando o Hidrogênio Verde para isso. O Ceará, com toda essa capacidade de geração, poderá sim se tornar um grande produtor mundial de Hidrogênio Verde ``, destaca ele.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e promovido pela FIEC, o Fórum Hidrogênio trará um painel neste primeiro dia só sobre o assunto e debaterá o mesmo com especialistas de peso como Roseane Medeiros, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Dr. Jurandir Picanço, presidente da Câmara de Energias Renováveis, Duna Uribe, diretor comercial do Pecém e Fernando Nunes, diretor do parque tecnológico da UFC.

Evento trará cenário brasileiro e mundial sobre o Hidrogênio Verde

E além de falar sobre os projetos desenvolvidos no Brasil, o Fórum Hidrogênio também vai abordar o cenário geral tanto brasileiro como internacional do hidrogênio.

Uma visão geral de ambos os cenários trará informações relevantes sobre o mercado brasileiro do que diz respeito às energias renováveis, infraestrutura e descarbonização, além de uma análise importante sobre os mercados estrangeiros de hidrogênio em países como Portugal, Noruega, Chile e Panamá.

O mercado de hidrogênio da Alemanha também será abordado durante o Fórum e o tema terá uma painel específico sobre o assunto com a participação de especialistas como Ansgar Pinkoswki, diretor da Câmara de Comércio Brasil e Alemanhã do Rio de Janeiro, Peggy Shulz, da BMWI, Timo Bollerhey, da H2 Global e Andréj Giz, H2 Brasil.

“O evento terá a participação dos Principais Players, Especialistas do setor de geração de energia com hidrogênio verde, Representantes da Academia. Discutiremos sobre os principais desafios e oportunidades que teremos para o setor de Hidrogênio Verde” reforça a empresa organizadora.

A programação completa do evento e todas as informações sobre inscrições podem ser acessadas no site www.forumhidrogenio.com

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: