Salvador recebe a sexta edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída em novembro

Salvador recebe a sexta edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída em novembro

Image

Evento será um dos que marcará retomada do setor na cidade e abordará a produção de energia renovável através da GD no país.

Salvador será palco do maior evento de geração distribuída com fontes renováveis do país no próximo mês.

A sexta edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) acontecerá entre os dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções da cidade e pretende movimentar o setor energético renovável através de experiências e debates sobre a tecnologia voltada para micro e minigeração de energia.

Desde 2019 o estado da Bahia vem apresentando um crescimento expressivo em GD, o qual cresceu 158% em potência instalada nos últimos dois anos.

Atualmente 25 mil conexões estão instaladas no estado, de acordo com o último relatório emitido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em setembro deste ano.

De acordo com o Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa realizadora do congresso, Salvador foi justamente escolhida por contar com um cenário promissor para a GD e mostrar o quanto esse tipo de produção pode contribuir positivamente para a matriz elétrica brasileira.

CBGD trará um panorama técnico e tecnológico do universo GD na América Latina

Pioneiro em eventos no setor Geração Distribuída no Brasil, o CBGD reunirá diversos especialistas e players do setor para montar um panorama técnico e tecnológico sobre esse tipo de geração no país, de acordo com os organizadores.

A crise hídrica instaurada no país, só mostra o quanto é importante focar cada vez mais nos projetos energéticos sustentáveis. A GD já representa mais de 7 GW de potência instalada no país e a expansão segue em ritmo acelerado, crescendo cerca de 330 MW por mês, segundo a ABGD.

Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, ressalta que a inserção de fontes limpas e alternativas na matriz energética brasileira é fundamental para que o país possa alcançar as metas climáticas estabelecidas.
“Os desafios são enormes e o tempo é bastante curto tendo em vista que a média de energia elétrica consumida em residências, comércios, indústrias, órgãos públicos, instituições de ensino, etc., vem aumentando anualmente mesmo com as condições da economia desfavoráveis ao crescimento", explica ele.

O especialista ainda complementa que o CBGD se torna uma importante ferramenta de debate sobre os rumos do setor.

“O Congresso Brasileiro de Geração Distribuída é uma excelente oportunidade para discutir os novos rumos e tendências do setor, conhecer o que está acontecendo no mercado, além de uma ótima ocasião para apresentar novas tecnologias e as pesquisas desenvolvidas pelo setor acadêmico. O evento será uma grande oportunidade de reunião estratégica de empresários, para juntos debaterem e discutirem os melhores rumos para um setor ainda mais forte e competitivo nos próximos anos” ressalta Fraga.

CBGD será acompanhado da Feira GD – Feira Brasileira de Geração Distribuída com fontes renováveis

E para complementar ainda mais o conhecimento em GD, o CBGD virá acompanhado da Feira GD - Feira Brasileira de Geração Distribuída com fontes renováveis do país, uma feira importante e que receberá estandes das principais empresas do setor do país.

Segundo Fraga, alguns dos principais players do setor ao nível mundial já são parceiros da ExpoGD, desde sua primeira edição em Curitiba/PR em 2016 e novos nomes também estarão presentes em 2021 para divulgar e promover as principais tecnologias, máquinas e equipamentos do setor.

Para saber mais sobre ambos os eventos e se tornar participante, patrocinador ou expositor basta acessar o site do evento CBGD - Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: