Fortalecimento de fontes renováveis está intimamente ligada ao armazenamento de energia, diz especialista

Fortalecimento de fontes renováveis está intimamente ligada ao armazenamento de energia, diz especialista

Image

Zilles prevê um avanço significativo na produção de energia solar e eólica no mundo até 2040, contudo, produção só será fortalecida e constante se unida aos sistemas de armazenamento de energia.

O armazenamento de energia tem um papel importante no fortalecimento da produção renovável no mundo. É o que afirma Roberto Zilles, especialista do Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo (USP).
Durante sua palestra no Fórum e Feira Energy Storage, nesta quarta, Zilles trouxe dados importantes do cenário global de energia renovável no mundo e afirmou que as políticas públicas estão cada vez mais voltadas para um desenvolvimento econômico sustentável.

Ele acredita que se forem cumpridas todas as políticas públicas declaradas até o momento para o setor de forma mundial, os resultados serão bastante expressivos no que envolve a produção renovável principalmente a energia solar e eólica.

Contudo, no momento ele ainda pensa que as ações propostas até aqui ainda não enxergam um mundo até 2040 tão sustentável. “Na política declarada, o que se tem é que em 2040 não é um horizonte muito distante para qualquer planejamento e montagem de uma estrutura comercial, industrial e também de formação de recursos humanos de regulamentação necessária para realmente ter essa inserção das fontes solar e eólica na matriz energética” frisa ele.

Já o cenário de energia limpa deve mudar com a inclusão dos projetos que envolvem os sistemas de armazenamento de energia por proporcionarem um sistema elétrico mais estável e seguro.

“Em 2018 a gente tinha 7% da participação renovável, na política declarada para 2040 a gente triplica a participação de energia com sol e vento com 24% e no desenvolvimento sustentável a gente passa a ter 40% da eletricidade consumida provenientes de fonte solar e eólica” explica Zilles que ainda complementa “Esse cenário mesmo chegando na política declarada tem 24% de sol e vento que não consigo despachar, eles não são despacháveis e que para eu ter essa inserção expressiva do cenário que era 2018 para um cenário de política declarada para 2040 eu tenho que ter o armazenamento” explica.

Equilíbrio do Sistema elétrico renovável precisa da tecnologia de armazenamento de energia

O equilíbrio do sistema elétrico renovável nos próximos anos com certeza precisará do armazenamento de energia, seja ele através de bateria ou combustível, acredita Zilles.

No cenário global descrito pelo especialista o sistema será composto cada vez mais por energia solar e eólica chegando de forma conservadora a 24% no mundo e por isso é desejável que esse sistema tenha o equilíbrio entre produção e demanda, onde todo controle de transmissão por rede básica ou de distribuição esteja estável e possa absorver essa quantidade de geração que só o armazenamento pode trazer.

“Em um momento onde o sistema através da fonte renovável, seja solar ou eólica, não é suficiente para atender aquela demanda eu tenho um colchão de energia que pode ser estabelecido e fornecido por esse sistema de armazenamento de energia” explica o especialista.

Ele ainda reforça que o armazenamento também permitirá que a produção excedente dos sistemas renováveis seja estocada para ser utilizada no futuro, não desperdiçando assim a energia limpa produzida.

Fórum Energy Storage entra no seu segundo dia

Além da palestra de Zilles, o Fórum Energy Storage também teve seu primeiro dia recheado de outros temas importantes sobre o armazenamento de energia.

Fizeram parte da programação assuntos sobre as soluções tecnológicas presentes no mercado e também um debate interesse entre os principais players do setor sobre o que se espera para os próximos anos.
O evento entra no seu segundo dia nesta quinta-feira, e pode ser acompanhado através de plataforma online exclusiva.

Mais informações podem ser acessadas através do site https://www.energystoragebrasil.com/

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: