Energia Renovável: Mato Grosso do Sul é destacado como bom exemplo de geração sustentável

Energia Renovável: Mato Grosso do Sul é destacado como bom exemplo de geração sustentável

Image

Ministro Bento Albuquerque reforçou potencial do estado para geração de energia tanto solar como biomassa.

O estado do Mato Grosso do Sul foi destacado na última semana como um exemplo a ser seguido em questão de geração sustentável.

Durante um evento em Campo Grande, na última terça-feira, 27 de julho, o ministro de minas e energia, Bento Albuquerque, afirmou que o estado é referência nacional em energia renovável e que conta com investimentos importantes na área.

“Mato Grosso do Sul é um estado que tem se destacado em âmbito nacional por criar um ambiente de negócios favorável a investimentos, seja por intermédio de regulações feitas pelo governo estadual como alinhado às políticas públicas do Conselho Nacional de Política Energética. Mato Grosso do Sul é referência em energia renovável, seja ela da biomassa, seja ela solar” destacou ele.

Projeto Ilumina Pantanal vem trazendo energia elétrica para áreas isoladas

Durante o evento muitos projetos desenvolvidos pelo estado também foram destacados e um deles foi o Ilumina Pantanal, o qual em levar qualidade de vida a muitas regiões isoladas do estado através da energia solar.
Na ocasião, o governador do estado, Reinaldo Azambuja reforçou que mais de 2 mil propriedades foram beneficiadas com painéis solares. Ainda segundo ele, a área que está sendo eletrificada no Pantanal é de 90 mil km 2, a qual é equivalente aos países da Dinamarca e Holanda juntos.

“Era inimaginável o que está acontecendo no Pantanal Sul-mato-grossense, que é você levar energia renovável, através das placas solares, a 2.167 propriedades em uma região extremamente remota, de difícil acesso. Essa construção do ministro, da sua equipe, com a parceria do governo, com a Aneel e a Energisa possibilita levar talvez um dos maiores projetos de cunho social hoje existente no Brasil, que é levar através do Ilumina Pantanal um bem de consumo que é a energia elétrica que vai melhorar a qualidade de vida àqueles moradores e os integrando com bens de consumo que nós temos e que eles, até então, não possuíam. Esse é um grande legado” explicou Azambuja.

De acordo com o governo estadual, o projeto Ilumina Pantanal tem como foco beneficiar em torno de 5 mil habitantes nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda.
“A solução vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local e o crescimento socioeconômico do pantanal, preservando a fauna e a flora do bioma” reforçou o estado através de sua assessoria.

Visita ao MS também teve visita técnica às regiões do Pantanal

A visita do MME ao Mato Grosso do Sul nesta última semana também contou com visita técnica às comunidades ribeirinhas do Pantanal.

Na manhã do dia 28 de julho, o ministro Bento Albuquerque visitou a Fazenda Porto São Pedro e as famílias ribeirinhas do Pantanal sul-matogrossense, contempladas pelo projeto Ilumina Pantanal, do Programa de Eletrificação Rural do Governo Federal, denominado Luz Para Todos.

Na ocasião, ele reforçou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento da energia renovável no Brasil.

“Este é um momento histórico, uma verdadeira recompensa das políticas públicas que desenvolvemos em Brasília e que, hoje, pudemos constatar a sua importância para essas populações” reforçou ele.

Fonte: Portal Energia Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / I.S BRASIL / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / INSOLE/ SOLFACIL / NEXEN / GROWATT / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / EMBRASTEC / SMA/ COPERNICO / L8 / RENOVIGI/ FORTLEV SOLAR / GE / FOTUS ENERGIA SOLAR/ FIRTS SOLAR / SAJ / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / BRASSUNNY/ / MODULAR ESTRUTURAS / WIN / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Compartilhe esta noticia: