Usinas Solares Fotovoltaicas estão diminuindo custos nas propriedades rurais

Usinas Solares Fotovoltaicas estão diminuindo custos nas propriedades rurais

Image

Incentivos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná estão impulsionando instalações renováveis no estado

As usinas solares fotovoltaicas estão ganhando cada vez mais incentivo no Brasil e isso não se limita apenas ao ambiente urbano.

Considerada uma fonte energética renovável, a energia solar vem reduzindo as taxas de emissões de gases poluentes na atmosfera e também permitindo que os custos de energia em propriedades rurais diminuam ao longo dos meses, segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

No estado paranaense, por exemplo, melhorias e investimentos dentro da agricultura familiar estão sendo sentidas com o apoio dos painéis solares, visto que a economia ao gerar a própria energia também permite que investimentos antes parados por falta de renda se tornem uma realidade.

Os incentivos à produção renovável no Paraná

O fomento da energia renovável no Paraná vem ganhando espaço principalmente na agricultura.

No último dia 27 de abril, o lançamento do Banco do Agricultor Paranaense formalizou os primeiros financiamentos e incluiu, segundo a AEN-PR, projetos sustentáveis tanto para a energia solar como também biomassa.

A instituição financeira representará 216 cooperativas paranaenses e de acordo com o Sistema Ocepar programas que envolvam apoio a irrigação e geração de energias alternativas terão equalização integral das taxas de contratações efetivadas até dezembro de 2022.

“A avaliação é muito positiva, especialmente porque a questão ambiental pesa muito. Temos necessidade de gerar energia. Hoje não temos energia suficiente para todos” destacou José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Projeto piloto desenvolvido pela Copel visa fomentar GD no estado

Assim como o Banco do Agricultor Paranaense, outras medidas também já foram anunciadas pelo governo do Paraná em prol da energia renovável.

No final de 2020, uma lei que garante a continuidade do programa Tarifa Rural Noturna e a instituição do Paraná Energia Rural Renovável foram sancionadas pelo governador, o que permitiu ter apoio aos projetos que envolvem a micro e mini geração distribuída pelas unidades produtivas rurais do estado.

Junto à leva de incentivos está o projeto piloto desenvolvido pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o qual foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por cinco anos. Segundo a companhia, a previsão é contratar 50MW de energia a partir de autogeradores de pequeno e médio porte.

O edital do projeto aprovado junto à agência reguladora teve seu prazo prorrogado e as propostas ainda podem ser inscritas até 18 de junho de 2021. “O objetivo da chamada é atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores, aproveitando ainda mais o potencial energético do Estado, com capacidade para operar de maneira conectada. Para vender à Copel, os autogeradores terão de constituir uma microrrede – um sistema elétrico independente, que funciona como uma “ilha de energia”, integrando à rede de distribuição geração, armazenamento e consumo” explica a companhia em nota.

Em março, um webinar para tirar dúvidas foi desenvolvido segundo a companhia e os interessados possuem até agora dia 14 de maio para solicitar esclarecimentos sobre o texto.

Fonte: Portal Energia Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: