45 mil veículos de baixa emissão de gases poluentes estão rodando nas ruas do Brasil

45 mil veículos de baixa emissão de gases poluentes estão rodando nas ruas do Brasil

Image

Em entrevista exclusiva ao Portal, Adalberto Maluf, Presidente da ABVE fala sobre o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil e sobre países de referência nesse setor.

CANAL MOVE: Qual o papel da ABVE hoje para o setor de veículos elétricos, e quantos anos tem a entidade?

RESPOSTA: A ABVE representa toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. Foi fundada em 2006 e celebrará 15 anos em agosto deste ano. A força da ABVE está na amplitude de sua representatividade e na consistência de suas propostas. Defendemos políticas públicas nos três níveis de governo e iniciativas empresariais de incentivo à mobilidade elétrica. A ABVE não trabalha por um segmento específico, mas sim para desenvolver todo o ecossistema de inovação para a eletromobilidade e a mobilidade sustentável crescerem no Brasil, que ajudaria nossos associados, mas principalmente a economia e o meio ambiente urbano de todos nós.
Somos uma entidade que reúne grandes montadoras de automóveis e ônibus e pequenas empresas de comercialização de e-bikes e e-patinetes; de indústrias de capital nacional e de capital estrangeiro à empresas estatais e privadas de distribuição de energia, empresas de geração distribuída e fontes renováveis. Desde fabricantes de componentes, infraestrutura às soluções inovadoras da economia do futuro. Nesse sentido, somos uma entidade única no Brasil.

CANAL MOVE: Nos dê uma visão de como está atualmente o setor de mobilidade elétrica e veículos elétricos no Brasil?

RESPOSTA: Podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. O ano passado foi o melhor ano da mobilidade elétrica no Brasil. Emplacamos 19.745 veículos eletrificados, que incluem os híbridos convencionais (HEV), os híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos à bateria (BEV). Foi um crescimento de 66% em relação a 2019, mesmo com a Covid-19. O crescimento foi na contramão do mercado nacional de autos e comerciais leves convencional, que caiu 26% no mesmo período. E quase metade das vendas foram de híbridos flex, demonstrando a enorme sinergia entre a mobilidade elétrica e os biocombustíveis.

Temos hoje mais de 45 mil veículos de baixa emissão rodando nas ruas do país e chegamos pela primeira vez a 1% das vendas no ano de 2020. Foi um avanço importante. No entanto, ainda é pouco se comparados com o resto do mundo, onde as vendas crescem mais rápido com os diferentes apoios governamentais. Na China há 4,7 milhões de VEs rodando (BEV e PHEV), na Europa mais de 3,3 milhões, nos Estados Unidos quase 1,8 milhão. Só na Califórnia já são mais de 800 mil. Na Noruega, que é um país com população menor do que a cidade de São Paulo, quase 500 mil em operação. A eletrificação do transporte é uma realidade nos principais países. E o Brasil está ficando para trás.

No transporte público, a situação é também preocupante. As poucas leis existentes para a eletrificação das frotas de ônibus ainda enfrentam dificuldades para serem implementadas. No Brasil todo, rodam hoje cerca de 350 ônibus elétricos, sendo a maioria os trólebus fabricados há muitos anos. Em 2018, a Prefeitura de São Paulo aprovou a importante lei 16.802, chamada da lei dos combustíveis limpos, que determina a conversão de toda a frota de ônibus municipais (14.400 veículos) em 20 anos. É uma lei que pode virar referência para todo o país.

Na América Latina, países como Chile, Colômbia e Uruguai estão muito mais avançados do que o Brasil no transporte público de emissão zero. Durante décadas, a indústria brasileira liderou as exortações para o mercado de veículos, chassis e carrocerias de ônibus para toda a América Latina. Hoje, muitos dos novos ônibus com maior tecnologia, como os elétricos, são importados da China. A indústria brasileira perdeu espaço porque não tem incentivo à eletrificação e ainda não tem um mercado consumidor. Precisamos reverter essa triste realidade de desindustrialização e de falta de competitividade da nossa indústria.

Por fim, existem alguns avanços em andamento. Hoje temos no Brasil cerca de 500 postos de recarga elétrica públicos e semipúblicos, instalados por empresas associadas como a Copel, EDP e Enel, bem como montadoras como Audi, Porsche, Renault, BYD e outras. É um bom número, se considerarmos que o total de veículos 100% elétrico (BEV) rodando no país gira em torno de apenas 2.000 unidades. Outro avanço importante é o crescimento vigoroso da geração de energia solar e eólica. A matriz elétrica brasileira, que já é muito limpa e renovável, já dispõe de contratos de energia renovável barata para recarregar os veículos à noite ou de operações de geração distribuída própria. Poucos países do mundo têm um cenário tão privilegiado e promissor nessa integração da mobilidade com a energia renovável. Na prática, não faltará eletricidade limpa para eletrificar o transporte no Brasil.

CANAL MOVE: Quais os países referência em tecnologias e também em frota elétrica, e o que podemos aprender com esses cases de sucesso?

RESPOSTA: Podemos dar dois exemplos. O primeiro da China, o país mais populoso do mundo. O governo chinês fez uma aposta vigorosa em não ser dependente de combustível fóssil, importado, ao mesmo tempo em que queria reduzir a poluição e criar a indústria do futuro. Em pouco tempo, criou a maior indústria e o maior mercado de transporte elétrico do mundo. Hoje, rodam no país mais de 4,7 milhões de veículos elétricos, sendo mais de 500 mil ônibus elétricos (90% do total) e algumas centenas de milhões de elétricos levíssimos, como e-bikes, motos e scooters. O outro exemplo é a Noruega, um país que tem menos da metade da população da cidade de São Paulo, mas no ano passado, 74% de todas as vendas de automóveis e comerciais leves da Noruega foram de elétricos. E as vendas em janeiro de 2021 já superam os 80% do total.

Em 2025, o país vai abolir as vendas de novos veículos à combustão. No fim de 2020, havia 498 mil veículos elétricos (BEV e híbridos plug-in) rodando no país – uma para cada grupo de dez habitantes! Esses números impressionantes são o resultado de políticas firmes e coerentes, de longo prazo, impulsionadas pelas máximas lideranças nacionais ao longo de diferentes governos, e integradas aos governos subnacionais, como estados e prefeituras. Mas acima de tudo está a visão estratégica de que o mundo do combustível fóssil está no fim e que os países têm de se preparar para a economia global descarbonizada. Infelizmente, essa visão ainda não está clara no Brasil.

CANAL MOVE: Políticas públicas inteligentes e focadas, além de incentivos são algo esperado por toda a cadeia produtiva do setor MOVE hoje. Como estão esses 2 temas?

RESPOSTA: Temos algumas políticas localizadas feitas por governos subnacionais, mas pouca coordenação e articulação entre as diferentes esferas de poder. No Brasil, ainda é muito baixa a articulação entre a academia, a indústria e o poder público, o que inibe um ecossistema de inovação amplo no setor. Alguns estados e cidades já aprovação legislações de incentivos, como isenção de rodízio ou de IPVA para veículos elétrico e híbridos, ou de infraestrutura de recarga ou de zonas de baixa emissão, mas ainda estamos muito longe se comparados com o resto do mundo. No plano federal, a única iniciativa importante é a Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME), que reúne associações empresariais, acadêmicos e técnicos de diferentes ministérios para debater soluções, iniciativas e projetos para um programa nacional de eletromobilidade.

Ao mesmo tempo, a ABVE tem plena consciência das dificuldades fiscais que todos os governos enfrentam pelo Brasil. Por isso a ABVE não defende novas isenções de impostos para os VEs, e sim isonomia e equiparação de alíquotas com os similares à combustível fóssil. Não faz sentido que a maioria dos veículo com motor à combustão paguem só 7% de IPI, enquanto a maioria dos elétrico ou híbrido pague entre 8% a 18%, mesmo tendo maior eficiência energética e menor emissão de poluentes. A ABVE trabalha com uma agenda de incentivos não tributários, como por exemplo: 1-políticas de substituição de frotas governamentais antigas por frotas elétricas; 2-leis mais rígidas de combate à poluição do ar nas cidades; 3-regulamentos menos burocráticos para instalar eletropostos públicos e nos condomínios residenciais; 4-eletrificação das frotas dos serviços de compartilhamento. Tudo isso é possível sem obrigatoriamente mexer nos impostos.

CANAL MOVE: Como você imagina o setor move em 05 anos no brasil?

RESPOSTA: Acho que estamos no limiar de uma grande revolução tecnológica. Na verdade ela já começou lá fora. Na China, Europa, Índia e em pelo menos 30 estados americanos, o caminho no rumo da economia de baixo carbono e a mobilidade elétrica já está sendo percorrido. Agora, com a eleição do Joe Biden, a agenda global de transição a uma economia de baixo carbono volta com mais força ainda. É só ver os números de vendas na Europa após a aprovação do novo Green Deal do continente em 2020. A porcentagem de vendas saltou de 3% para 11% do total, sendo que em dezembro de 2020, as vendas foram de 23%. Em poucos meses, a economia europeia já se adaptou ao nosso normal pós COVID da economia verde.

O Brasil não pode mais perder tempo, sob pena de ver sua indústria ficar obsoleta, pouco competitiva. A demora em criar uma política industrial em prol da mobilidade elétrica poderá acelerar a desindustrialização do país a um ponto irreversível. Queremos isso para o Brasil? Não tenhamos ilusões. Os atuais 14 milhões de desempregados não serão absorvidos pelo agronegócio ou pelas exportações de minérios. Se não criarmos hoje as bases para a indústria do futuro e as cidades inteligentes, não serão criados no Brasil os empregos do futuro. Podemos ter um cenário muito otimista para os próximos 5 anos, mas ainda carecemos de articulação governamental para essa complexa missão. Mas se elas não forem tomadas logo, corremos o risco de continuar no fim da fila do desenvolvimento econômico mundial.

Fonte: Portal Energia Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: