Energias renováveis vem se expandindo no Brasil

Energias renováveis vem se expandindo no Brasil

Image

O Brasil utiliza mais fontes renováveis que no resto do mundo, estando como destaque energia solar e Eólica. O setor também conta com a grande geração de oportunidades de empregos desde 2012.

As energias renováveis vem se expandindo cada vez mais. No Brasil a matriz é predominantemente renovável, estando como destaque a energia solar e eólica.

Segundo dados da ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída, até março deste ano a geração distribuída solar atingiu 5,156 MW de potência instalada. Em seguida aparecem as renováveis como Biomassa, atingindo 96,22 MW, Hídrica 28,82 MW e Eólica com 15,23 MW.

Em números de sistemas instalados as residências estão no topo, com mais de 324.465 MW de potência instalada, seguida do Comercial, 69.617 MW, Rural, 30.659 MW, Industrial 10,159 MW, Poder Público e serviço Público, 1.179 MW e iluminação pública com menos de 30.

A geração distribuída é extremamente importante para o meio ambiente, contribuindo para mitigar o aquecimento global e garantir o aproveitamento dos recursos disponíveis localmente.

GD na geração de empregos

Além dos benefícios ambientais, a GD gera milhares de empregos em todo o Brasil, dinamizando a economia e atraindo investimentos. Desde 2012, mais de 156 mil empregos foram gerados.

De acordo com a ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a geração distribuída deve receber cerca de R$17,2 bilhões em investimentos. Esse crescimento mostra a importância desse setor em nossa economia, que mesmo devido a pandemia, obteve um crescimento de 70% da energia solar e gerou 37 mil empregos no último ano.

Energias renováveis no Brasil

A energia renovável vem crescendo no Brasil cada vez mais durante os anos, tanto por incentivos governamentais e conscientização da sociedade. O uso dessa fonte traz benefícios ambientais e econômicos.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o Brasil utiliza mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha, carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, o setor totaliza 46,2%, da nossa matriz energética.

O país alcança cerca de 83% de renováveis, em relação a 25% a média mundial. A tendência é do avanço das energias renováveis, pois o Brasil faz parte dos países que assinaram o acordo de Paris em 2015, que visa conter o aumento do aquecimento global.

A meta do Brasil até 2030 é reduzir em 43% as emissões, além de chegar em 2025 com redução de 37% em relação aos níveis de 2005.

Fonte: Portal Brasil Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: