Projetos Sociais levam eletricidade para regiões carentes e remotas através da Energia Solar

Projetos Sociais levam eletricidade para regiões carentes e remotas através da Energia Solar

Image

Impacto socioambiental positivo pode ser sentido através das ações e trazem conforto diante dos desafios impostos pela pandemia .

Projetos Sociais que envolvem a produção de energia solar vem levando esperança e conforto para várias regiões do Brasil. Apesar de a pandemia trazer desafios, muitas ações não deixaram de ser realizadas para levar o mínimo de conforto que a eletricidade pode proporcionar as pessoas.

Regiões que antes não tinham acesso a esse tipo de benefício agora estão encontrando em projetos solares fotovoltaicos oportunidades de levar energia para as suas casas e até mesmo transformá-la em oportunidades de renda.

Projetos que levam energia limpa através do sol para a periferia

A produção de energia solar no Brasil vem superando barreiras e transformando a vida de muitos brasileiros. Um projeto desenvolvido pela Startup Insolar vem instalando sistemas fotovoltaicos em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. Fundado em 2013, o projeto recebe desde então o apoio dos moradores das favelas cariocas, assim como também da comunidade em geral como ONGs, patrocinadores e outras startups.

De acordo com o projeto cerca de 200 painéis solares já foram instalados nas comunidades. “Acreditamos que o caminho para o progresso reside em levar energia, tecnologia, educação, capacitação, e oportunidade para que os moradores destes territórios revelem seus talentos, participando e contribuindo com a construção de um futuro mais próspero, por comunidades mais solares” reforça o projeto em seu site.

Com o propósito de aumentar a autonomia energética de instituições e indivíduos que contribuem para o bem estar nas comunidades onde estão inseridos, os fundadores da startup acreditam também que a energia vinda do sol é capaz de construir um futuro mais próspero para suas famílias e comunidades.
"Acreditamos que quando tecnologia, energia, conhecimento e oportunidade sa~o colocados a servic¸o da sociedade, um futuro melhor emerge no horizonte" explicam eles.

Energia solar na Amazônia

A melhoria na qualidade de vida de quem recebe a energia solar também é confirmada através de um documentário produzido pela ONG Greenpeace e que está disponível gratuitamente na rede social Youtube.

Mesmo desenvolvido há alguns anos, o material intitulado como “Sol de Norte a Sul” mostra como a energia solar vem dando acesso a eletricidade e a água potável as comunidades ribeirinhas na Amazônia, assim como proporcionando contas de luz mais baratas, geração de emprego e renda aos brasileiros.

Na ocasião questões de desconfiança e a falta de conhecimento estiveram entre as opiniões dos especialistas como os entraves para aumentar ainda mais projetos de energia solar na região. “A fonte solar precisa vencer ainda algumas barreiras, uma delas é a do desconhecimento, a outra eu acho que é a desconfiança e isso é normal dentro de um processo de inovação tecnológica” diz trecho do documentário.

Além do Greenpeance, outra ONG que também vem fazendo diferença na região Amazônica é a WWF, onde de acordo com a Agência Brasil, as comunidades de reservas extrativistas da Amazônia vem recebendo capacitação para instalar e manter sistemas solares de modo a alimentar casas e escolas na região.

Assim como a questão social, o projeto também vem auxiliando na questão ambiental. “A geração de energia fotovoltaica também tem contribuído para o monitoramento de algumas espécies de tartarugas na Amazônia e para o combate ao desmatamento ilegal. Como os ribeirinhos têm conseguido se manter na área para extração sustentável dos produtos da biodiversidade, eles contribuem para a proteção das florestas e, assim, para o aumento da capacidade de absorção de carbono da atmosfera” reforça a Agência Brasil.

Fonte: Portal Brasil Solar

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: