Sistema de gestão eficiente de energia e oportunidades

Sistema de gestão eficiente de energia e oportunidades

Image

A conservação de energia e sua utilização eficiente devem ser importantes bases de apoio para qualquer política energética.

A mudança do cenário energético nacional para sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutido. Dentre os temas abordados, ressaltam-se: a conservação de energia, a eficiência energética e a modificação das formas de produção de energia, na busca de maior participação de fontes renováveis, com destaque à energia solar fotovoltaica nos últimos anos.

A conservação de energia e sua utilização eficiente devem ser importantes bases de apoio para qualquer política energética. O consenso de que é possível manter o crescimento econômico de forma sustentável com a utilização de menos energia, se houver mais eficiência na utilização dos limitados recursos tem sido amplamente divulgado pela sociedade de modo geral. Reduzir o consumo tem custo menor do que aumentar a oferta de energia.

Ações de conservação de energia elétrica, eficiência energética e uso racional de energia podem ser realizadas por meio de medidas tanto do lado da oferta de energia, racionalizando-se a produção e distribuição, quanto do lado da demanda, atuando-se nos usos finais.

No contexto da eficiência energética, entende-se por racionalização uma série de medidas que têm em vista a redução do consumo, sem que haja perda de comodidade por parte do consumidor.

Uma boa maneira de racionalizar energia é aumentar e eficiência dos equipamentos utilizados, o que significa ter equipamentos que despendam o mínimo de energia possível para realizar suas tarefas, ou seja, que tenha o mínimo de perdas possível.

A produção e o uso da energia representam cerca de dois terços das emissões de gases do efeito estufa. A redução do uso da energia contribui para reduzir o impacto sobre o clima, permitindo um crescimento econômico sustentável e a melhoria da segurança energética.

As organizações, sejam elas dos mais diversos setores, de qualquer tamanho, público ou privada, possuem um papel extremamente relevante na busca de um futuro sustentável.

Quer acessar o artigo completo?

Acesse: Gestão de energia, ISO e oportunidades

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUL - 8º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
03 e 04 DE MARÇO DE 2021
CANELA - RS - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsul.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI ENERGIA SOLAR / CLAMPER / NEXEN GROUP / PHB SOLAR / AMARA-E / SICES SOLAR / CISER / L8 GROUP/ INOX-PARAFUSOS / SSM SOLAR BRASIL / JA SOLAR / WDC NETWORKS / WEG / EMBRASTEC / GOODWE / SUNGROW POWER / INGETEAM / LONGI SOLAR / SOLIS INVERTERS / AMPHENOL / POLITEC / PROAUTO ELECTRIC / PIETA TECH / MODULAR ESTRUTURAS / EDELTEC SOLAR


Compartilhe esta noticia: