O PORTAL BRASIL SOLAR traz uma entrevista exclusiva com Joaquim Fernandes, diretor comercial da ALDO SOLAR

O PORTAL BRASIL SOLAR traz uma entrevista exclusiva com Joaquim Fernandes, diretor comercial da ALDO SOLAR

Image

ALDO foi eleita a melhor empresa do Brasil no setor Comércio Atacadista e Exterior no anuário do Valor Econômico, que escolhe as 25 melhores empresas campeãs em seus setores de atuação.

O PORTAL BRASIL SOLAR: : Fale sobre a empresa e sua fundação?

RESPOSTA : Em 1982 a Aldo Componentes Eletrônicos foi fundada pelo empreendedor Aldo Pereira Teixeira em Maringá, no Paraná. No início, a sede era na própria residência do fundador, que realizava as vendas de “porta em porta”, viajando pelo estado em uma Kombi, levando peças para reposição no conserto de rádios e televisores às revendas e oficinas. Por isso, o fundador é até hoje conhecido como “Aldo da Kombi”.

Ao longo dos anos e com o crescimento dos negócios a Aldo adquiri sua primeira sede própria em 1987 e se posiciona no mercado como uma empresa de distribuição com política forte e diferenciada. Dez anos depois, em 1997, lança seu site e dá início as vendas por e-commerce.

A partir de 2001 se torna um distribuidor autorizado de grandes marcas como Samsung, Intel, HP e Microsoft e se torna um dos grandes players no segmento de distribuição de produtos de TI. Passa também a fabricar computadores e outros produtos de informática. Anos depois, em 2016, a Aldo passa a distribuir equipamentos voltados à geração de energia solar. Com o crescimento do setor Brasil, a empresa se torna distribuidora dos maiores fabricantes do segmento fotovoltaico.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Como foi ser classificada como a maior empresa do país no setor de comércio atacadista e Exterior?

RESPOSTA: ALDO foi eleita a melhor empresa do Brasil no setor Comércio Atacadista e Exterior no anuário do Valor Econômico, que escolhe as 25 melhores empresas campeãs em seus setores de atuação.

O levantamento, que está em sua 20ª edição, é realizado pelo Valor em parceria com a Serasa Experian e com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Os dados do ranking Valor 1000 mostram que a receita líquida das 1.000 maiores empresas do Brasil somou R$ 4 trilhões e 300 bilhões em 2019.

A Aldo subiu 394 posições em relação ao ranking de 2019 e ficou na posição 504 entre as maiores do Brasil.

Para a Aldo é motivo de muito orgulho o reconhecimento do Valor 1000. Há quatro anos, ousamos sonhar com a diversificação da matriz elétrica de nosso país, baseada em fontes limpas e renováveis, tendo o sol como maior parceiro e a sustentabilidade como lema.

Pensar Solar é gerar conhecimento, é fomentar e educar para a sustentabilidade, é disseminar um novo ponto de vista. Mas, acima de tudo, utilizar ENERGIA SOLAR é fazer parte de uma grande renovação

O PORTAL BRASIL SOLAR: De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 100 mil geradores foram comercializados pela Aldo nos últimos quatro anos. A Covid – 19 afetou neste cenário de comercialização?

RESPOSTA: Na semana passada atingimos o marco histórico de 100 mil geradores vendidos. Ao todo, segundo estimativas de mercado, são 400 mil sistemas fotovoltaicos em geração distribuída conectados à rede em todo o país e ¼ de todo esses geradores foram comercializados pela Aldo.

Após oito meses de pandemia, já conhecemos muitas das dores desta crise e agora, com maior clareza, temos a convicção de que o nosso setor de geração de energia solar distribuída é parte da solução. Para se ter uma ideia o setor de energia solar é um dos mais importantes na geração de empregos, redução de custos para as famílias e empresas e foco na sustentabilidade e no meio ambiente.

O ano de 2020 seria o do crescimento de mais de três dígitos, mas com o coronavírus, obviamente, isso não aconteceu. Entretanto, conseguimos enxergar um aumento muito exponencial em relação à 2019. Nós devemos crescer na casa de 50-60% comparando com o ano passado.

Esse crescimento em meio à pandemia demonstra que o setor fotovoltaico brasileiro não é parte do problema, é parte da solução.

O PORTAL BRASIL SOLAR: : Quem são os principais parceiros da empresa no setor FV?

RESPOSTA:
Os maiores parceiros da Aldo são:
• Painéis fotovoltaicos: Jinko Solar, Trina Solar, BYD
• Inversores: Gowatt, SMA,Fimer ABB, Ecosolys, Fronius, Refusol
• Baterias de armazenamento: BYD, Dyness, Energy Source e Moura
• Estrutura: Romagnole, Solar Group e K2 Systems

O PORTAL BRASIL SOLAR: O mercado solar vem se tornando importante para a economia, principalmente em geração de empregos. Quais as perspectivas da empresa em relação ao crescimento do setor?

RESPOSTA: De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) cada 1GW de potência instalada é capaz de gerar mais de 30.000 novos empregos em toda a cadeia. Também estimamos mais de R$ 4,5 bilhões em investimentos privados para os nossos 13.000 revendedores espalhados por todo o território nacional. Assim, o crescimento e o reconhecimento do mercado só corroboram nossa missão de apoiar a energia solar no Brasil.

O setor garante emprego, renda, economia para as famílias e para as empresas e, principalmente, promove sustentabilidade. Falar de fotovoltaico é falar de cuidar do ar, cuidar do CO2. Todos nós temos que estar unidos na nossa missão de levar a fonte solar a todos os brasileiros

O PORTAL BRASIL SOLAR: : Quais os projetos da ALDO para 2021 em soluções de energia solar?

RESPOSTA: Para 2021, planejamos um crescimento de 3 dígitos em faturamento e pretendemos fornecer mais de 1GW de potência para Geração Distribuída e comercializar mais de 100.000 geradores de energia solar em todo Brasil.

Também para o próximo ano, apostaremos em tecnologias cada vez mais inovadoras e firmaremos parceria de distribuição com outros grandes players mundiais.

Fonte: Portal Brasil Solar

PARTICIPE DO NOSSO PRÓXIMO EVENTO

WORLD FÓRUM DG

Discutiremos os principais desafios e oportunidades que teremos na geração distribuída com fontes renováveis e energia solar fotovoltaica.

Save the Date
24, 25, 26 e 27 de novembro de 2020.

Iremos transmitir conteúdo técnico, comercial e científico de alta qualidade sobre o setor no Brasil e no mundo.

Acesse o site Oficial do Evento: World Fórum DG

Compartilhe esta noticia: