Oportunidades em geração distribuída no período de crise

Oportunidades em geração distribuída no período de crise

Image

As políticas públicas são aliadas da recuperação econômica e a luta das mudanças climáticas, onde se pode ser vistas oportunidades mesmo em período de crise.

De acordo com a estimativa da ABSOLAR, se não houvesse o período de pandemia, este ano de 2020 terminaria com mais de 4 gb de energia solar fotovoltaica e está capacidade representaria mais de 120 novos empregos, 19,7 bilhões em investimento privados e 5,3 bilhões de tributos, ou seja, mostrando o caráter de como a geração distribuída por fontes renováveis tem muito a contribuir neste cenário.

O atual momento pode- se ver uma oportunidade, segundo Barbara Rubim, CEO da Bright Strategies ‘’Toda crise é uma oportunidade, mesmo com o período atual trazendo desafios também trás oportunidades quando pensamos em geração distribuída’’.

As oportunidades vistas são como o fato do governo federal prepara o plano de recuperação econômica, tratando de medidas de recuperação e medidas de resgaste. As medidas de resgaste são aquelas planejadas a curto prazo e objetivas, para voltar o movimento da economia, principalmente no momento atual que são necessários incentivos maiores. Já as medidas de recuperação, são a longo prazo ampliando os horizontes e desenvolvendo medidas com pontos de estruturas em nosso setor.

‘’O setor de energia sempre foi um dos maiores que ajudaram o país a sair da crise, junto ao setor de infraestrutura. Quando falamos de geração distribuída, estamos na interseção desses dois setores que são importantes’’, afirma Rubim.

A reestruturação dos estados e municípios também são importantes, pois devem adotar as medidas que permitam as reestruturações e revigoração das economias locais, trazendo o interesse à geração distribuída, procura por economia e resiliência dos negócios.

‘’A conta de luz é entre o segundo e terceiro maior custo fixo de pequenas e médias empresas, isso mostra que principalmente nesse momento de crise, foi reforçado a importância de se ter resiliência ao consumo de energia elétrica’’, diz Bárbara referindo as oportunidades que geram negócios ao setor de geração distribuída.

Fonte: Portal Energia Solar

Compartilhe esta noticia: