Sistema de irrigação movido a energia solar

Sistema de irrigação movido a energia solar

Image

O Brasil se encontra entre os 10 países com maior área equipada para irrigação do mundo.

No Brasil a irrigação está em expansão. A técnica auxilia na segurança desenvolvimento das culturas. Segundo a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI), da Abimaq, em 2000 eram pouco mais de 3 milhões de hectares e em 2015 cerca de 5,4 milhões de hectares irrigados.

O Brasil se encontra entre os 10 países com maior área equipada para irrigação do mundo. Atualmente a área chega a quase 7 milhões de hectares. Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta expansão de 45% da irrigação até 2030 no Brasil.

A geração de energia solar, que permite acesso a energia em regiões remotas e até zerar a conta está em expansão no país, que possui ampla cobertura solar.

O mercado de energia solar no Brasil cresceu mais de 212% em 2019, alcançando a marca de 2,4 GW instalados. Neste ano já são totalizados 5.7 GW.

As duas tecnologias foram reunidas em um projeto piloto, em terras mineiras. No local foi instalado o primeiro pivô movido exclusivamente a energia solar. O sistema foi desenvolvido por um empresa brasileira e já está sendo exportado para outros países.

“Estamos revolucionando o mercado, democratizando o acesso à irrigação e oferecendo a produtores de todo o mundo a possibilidade de aumentarem sua produtividade. Uma solução desenvolvida no Brasil e que será colocada disposição do mercado internacional”, diz Renato Silva, Diretor da Valmont no Brasil.

O produto pode ser utilizado em locais onde a logística de diesel é de pouco acesso e alto valor já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma boa opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.

Operando somente em energia solar são 8 horas de capacidade; com acréscimo de gerador até 24 horas e com gerador mais bateria são 24 horas com ganho ecológico.

Compartilhe esta noticia: