Setor GD: Primeiro dia do Fórum GD online foi marcado por conteúdo de qualidade e palestra especial com o professor sênior da USP

Setor GD: Primeiro dia do Fórum GD online foi marcado por conteúdo de qualidade e palestra especial com o professor sênior da USP

Image

Edição especial foi necessária diante da necessidade do distanciamento social. Evento está acontecendo entre os dias 23,24 e 25 de junho

O primeiro dia do Fórum GD Online, edição especial do Fórum Regional de Geração Distribuída, movimentou o setor GD durante esta terça-feira.

Organizado em uma plataforma única e totalmente online, o evento trouxe aos participantes especialistas de peso e conteúdo de qualidade sobre o que se espera do setor após a pandemia do novo coronavírus.



Abertura: Visão geral sobre os impactos no setor de energia devido à crise sanitária deu início ao Fórum GD Online

A crise sanitária que vem atingindo o país e o mundo nos últimos meses mexeu com todos os setores econômicos e entre eles o setor de energia.

Durante a palestra especial de abertura, o professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), José Goldemberg, destacou que o setor vive hoje um momento histórico onde diante da crise sem precedentes o setor de energia também foi afetado, de modo que a demanda de energia caiu de forma assustadora nos últimos dois meses.

“Isto é as pessoas deixaram de consumir energia tornando necessária uma reorganização do sistema” explica ele.

Na ocasião Goldemberg ressaltou que o Fórum GD - Online veio como oportunidade única de se debater como será a reconstrução do setor após a pandemia, uma vez que muitos investimentos pautados para o setor, inclusive de geração distribuída foram postergados.



Debate: Evento também trouxe um debate exclusivo sobre o futuro da GD no Brasil na visão dos distribuidores

Com expectativas positivas para a retomada do setor, o futuro da Geração Distribuída também foi tema de um debate dentro do Fórum GD online. Na ocasião o tema foi abordado com a visão dos maiores distribuidores FV do país.

Tanto no Brasil como no mundo uma movimentação no mercado de geração distribuída vem acontecendo diante da pandemia e o Fórum GD online veio para acrescentar conhecimento e soluções em um momento tão necessário segundo Ruberval Baldini, da ABEAMA.

A crise afetou as empresas do setor em diferentes graus e as medidas de isolamento e lockdown também prejudicaram a logística e instalações do setor. Porém muitos profissionais ainda se mantém positivos para a retomada após a crise.

“Existe um ponto muito interessante de solar, onde o segmento de energia solar ele é diferente de alguns outros segmentos. Por exemplo vamos considerar os restaurantes, se a pessoa não foi no restaurante ontem ele não vai conseguir criar uma demanda que compense o dia que ela não foi, então são demandas que são perdidas e que não podem ser recuperadas, já no solar a gente tem a oportunidade de que quem não instalou agora não necessariamente não vá mais instalar então ela pode vir a instalar no futuro” exemplifica Kirk Bardini, da Weg.



Segundo dia: Fórum GD Online trará temas mais específicos como a cadeia produtiva do setor e financiamentos

Nesta quarta, 24 de junho, o Fórum GD Online terá em sua programação palestras mais específicas. No período da manhã temas como a cadeia produtiva do setor GD e as tendências em financiamentos e seguros para o setor ainda em 2020 serão abordados.

As 14h, o segundo turno do evento, começará já com temas na produção de energia limpa através da GD e ao longo da tarde modelos de negócios e as inovações para tecnologias em inversores serão debatidos.



Quer assistir o primeiro dia inteiro?

Então clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yGXL1WPMT2Y&t=31s


Vai acompanhar o segundo dia de palestras também? Então faça seu login através do link enviado para o seu e-mail cadastrado durante a inscrição!



Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: