Energia Solar na Polônia ganha força em 2020

Energia Solar na Polônia ganha força em 2020

Image

Setor destacou crescimento significativo nas instalações de painéis solares fotovoltaicos

A produção esperada de energia solar da Polônia deve atingir 8 gigawatts (GW) até 2025 e possivelmente colocar o país no top 10 da União Europeia em relação a produção solar.

A afirmação é baseada no último relatório do Instituto de Energia Renovável (IEO em polonês). De acordo com o documento a energia fotovoltaica (PV) é o setor de energia renovável de mais rápido desenvolvimento no país e devido a pandemia de coronavírus, ele pode estar vendo o maior aumento de todos os tempos.

No final de 2019, a produção de energia solar da Polônia era de apenas 1,3 GW, mas um mês depois em junho esse número havia disparado para quase 2 GW. Desde maio, a energia gerada pelas instalações fotovoltaicas aumentou cerca de 7%, o que reforça um resultado positivo.

A expectativa é que até o final de 2020 a produção acumulada de energia solar atinja 2,5 GW, o que significa um aumento de 1,2 GW na produção de energia solar e um ano recorde para a indústria fotovoltaica na Polônia. O ritmo acelerado de desenvolvimento, bem como as excelentes projeções futuras, são creditadas principalmente aos incentivos oferecidos pelo governo a famílias particulares.

O financiamento adicional para instalações fotovoltaicas provém de programas cívicos como Energy +, Clean Air e My Electricity de acordo com os especialistas, o que tem dado um resultado bastante satisfatório no crescimento solar.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: