Mobilidade Elétrica: Estudo prevê postos de carregamento com sistemas solares fotovoltaicos para abastecer carros elétricos

Mobilidade Elétrica: Estudo prevê postos de carregamento com sistemas solares fotovoltaicos para abastecer carros elétricos

Image

Pesquisadores tiveram como principal objetivo incentivar a adoção de tecnologias de mobilidade elétrica no Brasil

Os avanços em tecnologias de mobilidade elétrica vêm se modificando no último ano e ganhando ainda mais força diante dos esforços globais para a redução de gases de efeito estufa.

A produção de energia solar fotovoltaica através da geração distribuída vem se tornando uma aliada no crescimento do país, uma vez que a produção de energia através do sol vem contribuindo para abastecer os eletropostos dos veículos e assim auxiliando duas vezes sobre a sustentabilidade.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mostra que uma das principais barreiras que envolvem à inserção de veículos elétricos no Brasil é a inexistência de uma extensa rede de infraestrutura de recarga rápida.

Na ocasião o estudo desenvolvido buscou trazer alternativas para esse empecilho como um modelo de eletroposto sustentável que emprega a geração distribuída fotovoltaica integrada aos sistemas de carregamento. Na ocasião foram apresentados um modelo compatível com um projeto on-grid e também realizada uma simulação do dimensionamento da geração fotovoltaica integrada a solução de infraestrutura.

O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo incentivar a adoção de tecnologias de mobilidade elétrica no Brasil. O estudo completo pode ser acessado na edição 33 da revista RBS Magazine online através do link: https://issuu.com/rbsmagazine/docs/rbs_magazine_ed_33.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: